Parceria PET PPC Unipampa, grupo ArteEcos da FURG e Photographein da UFPel | PET Produção e Política Cultural

Parceria PET PPC Unipampa, grupo ArteEcos da FURG e Photographein da UFPel

O Colóquio de Fotografia está sendo organizado pelo PET PPC da Unipampa Campus Jaguarão e pelo grupo ArteEcos –  núcleo de estudos e práticas artísticas ecosóficas da FURG/UFPEL.

A partir de uma ideia do petiano Daniel Abib, o projeto vem sendo pensado desde meados de 2020.

O evento pretende conversar sobre a relação da produção cultural com a área fotográfica, realizando palestras, debates e apresentações de trabalhos científicos.

Além da realização do evento em dezembro de 2021, haverá exposição coletiva fotográfica de 23 de setembro a 7 de outubro de 2022 e a publicação do livro com trabalhos apresentados e capítulos com convidados em dezembro de 2022.

O grupo que elabora o evento tem as petianas Maria Alcina Luiz Alves, Maria Fernanda Cavalcanti Ferraz e Lana Bianca Bentes Guimarães, além de Daniel Abib Castanho Leal.

Antes de colocar a divulgação do Colóquio em andamento, o grupo recebeu uma série de formações e encontros para discutir a fotografia.

 

 

Histórico do projeto

A primeira formação foi a apresentação do petiano Niel (Daniel Abib Castanho Leal) sobre o fotógrafo e a fotografia nos registros de manifestações e eventos culturais. Niel falou sobre sua experiência de retratista e como fotojornalista e também trouxe pontos históricos sobre a fotografia e conceitos com o do fotógrafo lambe-lambe.

Na segunda formação, recebemos a egressa do curso de Produção e Política Cultural Damaris Lima, hoje mestranda em Porto, Portugal. Desde a graduação Damaris pesquisa sobre Curadoria, realizando seu TCC e hoje cursando mestrado na área. A atividade foi para todo o grupo do PET e trouxe relatos de experiências de Damaris na curadoria durante a graduação e agora no momento de realização de mestrado. Além disso, conceitos e teorias foram repassadas ao grupo.

O tema, além de ser importante para o curso de Produção e Política Cultural como um todo, tem especial importância para os grupos de bolsistas que estão em atividade na GIM Digital e no Colóquio de Fotografia, já que se pretende uma exposição junto com o evento.

Além disso tivemos a palestra do professor Cláudio Tarouco de Azevedo, coordenador do ArteEcos (print abaixo)

 

E também a palestra com Ana Tavares, também integrante do ArteEcos

 

E em dezembro tivemos o COLÓQUIO DE FOTOGRAFIA, de maneira online (prints abaixo)