No dia 17 de julho de 2014, ocorreu no Clube 24 de Agosto um encontro para discussão do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta conversa objetivou apresentar a trajetória do evento e algumas políticas que permeiam a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos. Estiveram presentes neste encontro alguns professores convidados e interessados acerca desta temática, abordando questões que sejam de interesse da área relativa a o EJA.
Em relação às temáticas observadas umas das principais problemáticas pontuadas foi a questão da evasão escolar e da importância de se repensar as metodologias utilizadas nesta modalidade. Os professores convidados que mediaram as discussões foram Alexandre Rafael da R. Rosa, representante do Fórum EJA /RS, juntamente com as professoras Vera Regina Leite Lopes e Josiane Lima de Andrade chamados a debater na mesa temática “O papel do Fórum EJA e sua trajetória”.
É importante salientar a presença de um grupo da cidade Canguçu que também preocupados com a temática vieram participar das discussões e somar ideias e posicionamentos para a melhoria da difusão do conhecimento a os jovens e adultos interessados em continuar a busca pelo saber.
A organização deste evento esteve a cargo do professor Everton Fêrrêr de Oliveira, também responsável pela coordenação do mesmo assessorado pelo grupo de alunos participantes do PIBID Modalidades do Ensino: Educação Especial e EJA, este explicitou sobre a agenda territorial, ou seja, o mapeamento da oferta e demanda da EJA nos Estados, além de discutir as questões referentes às metas e objetivos do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Ele também enfatizou a questão de que a cidade de Jaguarão possui o cenário “perfeito” para a implantação e discussão sobre as políticas que afetam a EJA.
O professor Alexandre enfatizou a importância do Plano Municipal de Educação e do esforço que vem sendo realizado para que este venha a se concretizar, da mesma forma a professora Mara abordou sobre os estatutos, as finalidades dos fóruns, como debater, reunir pessoas que tenham interesse em discutir sobre a área com o intuito de melhorar e possibilitar aprendizagens sobre a EJA.
A professora Vera Lopes falou sobre a formação dos grupos de educandos, educadores, gestores, universidades, sindicatos, movimentos sociais, sistemas “S” e ONGs para a indicação de representantes nos diversos segmentos que devem fazer parte do fórum, como segue: educadores escolhidos foram Melânia e Silvia; educandos escolhidos foram Idevon, Janaína e Maria Eloísa; os gestores escolhidos foram Gitânia e Leila Amorim – representante da Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão – ; pela Universidade os escolhidos foram Everton e Ana Cristina; pelos movimentos sociais, Maria Gabriela e Dânia.
O próximo encontro ficou definido para a data de 12 de setembro de 2014, na cidade de Porto Alegre, que dará continuidade as atividades.