PIBID Modalidades de Ensino: Ed. Especial e EJA participa na instituição do Fórum EJA Metade Sul

No dia 17 de julho de 2014, ocorreu no Clube 24 de Agosto um encontro para discussão do Fórum de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta conversa objetivou apresentar a trajetória do evento e algumas políticas que permeiam a modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos. Estiveram presentes neste encontro alguns professores convidados e interessados acerca desta temática, abordando questões que sejam de interesse da área relativa a o EJA.
Em relação às temáticas observadas umas das principais problemáticas pontuadas foi a questão da evasão escolar e da importância de se repensar as metodologias utilizadas nesta modalidade. Os professores convidados que mediaram as discussões foram Alexandre Rafael da R. Rosa, representante do Fórum EJA /RS, juntamente com as professoras Vera Regina Leite Lopes e Josiane Lima de Andrade chamados a debater na mesa temática “O papel do Fórum EJA e sua trajetória”.
É importante salientar a presença de um grupo da cidade Canguçu que também preocupados com a temática vieram participar das discussões e somar ideias e posicionamentos para a melhoria da difusão do conhecimento a os jovens e adultos interessados em continuar a busca pelo saber.
A organização deste evento esteve a cargo do professor Everton Fêrrêr de Oliveira, também responsável pela coordenação do mesmo assessorado pelo grupo de alunos participantes do PIBID Modalidades do Ensino: Educação Especial e EJA, este explicitou sobre a agenda territorial, ou seja, o mapeamento da oferta e demanda da EJA nos Estados, além de discutir as questões referentes às metas e objetivos do novo Plano Nacional de Educação (PNE). Ele também enfatizou a questão de que a cidade de Jaguarão possui o cenário “perfeito” para a implantação e discussão sobre as políticas que afetam a EJA.
O professor Alexandre enfatizou a importância do Plano Municipal de Educação e do esforço que vem sendo realizado para que este venha a se concretizar, da mesma forma a professora Mara abordou sobre os estatutos, as finalidades dos fóruns, como debater, reunir pessoas que tenham interesse em discutir sobre a área com o intuito de melhorar e possibilitar aprendizagens sobre a EJA.
A professora Vera Lopes falou sobre a formação dos grupos de educandos, educadores, gestores, universidades, sindicatos, movimentos sociais, sistemas “S” e ONGs para a indicação de representantes nos diversos segmentos que devem fazer parte do fórum, como segue: educadores escolhidos foram Melânia e Silvia; educandos escolhidos foram Idevon, Janaína e Maria Eloísa; os gestores escolhidos foram Gitânia e Leila Amorim – representante da Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão – ; pela Universidade os escolhidos foram Everton e Ana Cristina; pelos movimentos sociais, Maria Gabriela e Dânia.
O próximo encontro ficou definido para a data de 12 de setembro de 2014, na cidade de Porto Alegre, que dará continuidade as atividades.

Apresentação do Portal Fórum EJA-RS

Professores palestrantes convidados

Acadêmicos e professores da rede municipal

Representantes escolhidos para o Fórum Metade Sul