Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Modalidades de Ensino: Ed. Especial e EJA (PIBID/CAPES) realiza oficina direcionada a Educação Especial

No dia 31 de julho, às 14 horas, foi realizada uma oficina em Educação Especial, idealizada pelo grupo do PIBID Modalidades de Ensino, com os professores da rede municipal de ensino da cidade de Jaguarão-RS, no auditório da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA/Campus Jaguarão).
O Coordenador de Área, Professor Everton Fêrrêr de Oliveira sistematizou conceitos   relacionados ao cotidiano escolar e administrativo dos docentes, a relação com o Projeto Político Pedagógico da escola, bem como a exposição de sugestão de um modelo de Plano Individualizado de Ensino baseado nas Diretrizes de Educação Especial do município que  se encontram em trâmites e elementos necessários a organização de uma proposta de ensino com base na colaboração entre docentes. Explanou também sobre a necessidade de reflexão acerca dos métodos avaliativos principalmente na elaboração desses planos a partir da ação conjunta entre docentes e especialistas em educação especial. no que tange aos alunos com necessidades educacionais especiais.
Como ilustração dessa realidade foi proposta a reprodução do filme “Como Estrelas na Terra”, dirigido por Aamir Khan (2008). A obra cinematográfica corroborou para a reflexão direcionada a Educação Especial que apresenta o cotidiano de uma criança com dislexia, ou seja, com dificuldades na área da leitura, escrita e soletração. Expondo a necessidade de formação permanente para identificação de manifestações e comportamentos considerados muitas vezes como indisciplina ao invés de uma investigação para além das causas aparentes acerca da não aprendizagem dos conhecimentos escolares e a forma como compreendemos e valorizamos tais conhecimentos a fim de proporcionar melhores condições de ensino-aprendizagem destes sujeitos.

Apresentação da proposta de plano individualizado
Apresentação da proposta de plano individualizado

Obra Cinematográfica "Como estrelas na terra"
Obra Cinematográfica “Como estrelas na terra”

Obra Cinematográfica "Como estrelas na terra"
Obra Cinematográfica “Como estrelas na terra”