Oficina de Produção Textual no Subprojeto Biologia de São Gabriel

Os bolsistas de iniciação à docência do Subprojeto Biologia, do PIBID em São Gabriel, participaram de oficina de escrita intitulada “Produção Textual”. Os objetivos da oficina foram aprofundar o conhecimento e desenvolver a escrita em Língua Portuguesa. Para o aprimoramento da formação dos bolsistas, eles são incentivados a produzirem vários tipos de textos, como na construção de projetos didáticos, no planejamento e registro de intervenções nas escolas, na criação de diários reflexivos, na produção de artigos e resumos.
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As datas utilizadas para sua realização estavam dentro do período de recesso universitário, entre os dois semestres letivos do ano de 2014 – os dias 15, 16 e 17 de setembro.
Para ministrar a oficina, o subprojeto teve o privilégio de contar com a TAE Daiane Macedo de Oliveira, que tem formação em Letras e Especialização em Metodologia da Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Respectivas Literaturas. Atualmente, é graduanda em Pedagogia EAD – UFSM, e aluna especial de mestrado em Letras na UFSM. Na UNIPAMPA, Daiane é Assistente em Administração, no Núcleo de Desenvolvimento Educacional, e também é Professora de Língua Portuguesa no Instituto Estadual de Educação Menna Barreto, em São Gabriel.
O programa da oficina contemplou
1. Vídeo: Aprender a Aprender;
Reflexões sobre o vídeo;
Elaboração de texto.
2. Leitura do artigo: O ensino de Ciências Naturais e Tecnológicas (CN&T) no Contexto Brasileiro;
Vídeo: Ensino de Ciências: história e situação atual;
Reflexões sobre o artigo e o vídeo;
Elaboração de texto.
3. Apresentação das características do gênero textual “Diário Reflexivo” ;
Reescrita do Diário Reflexivo do mês de agosto;
4. Dicas de como escrever bem;
Escrita do Diário Reflexivo do mês de Setembro.
5. Redação Científica – Dicas gerais;
6. Apresentação das características do gênero textual Artigo Científico – Artigo Acadêmico e Revisão da Literatura.