Palestra no Subprojeto Biologia de São Gabriel de Ex-Bolsista-ID

Os bolsistas-ID do subprojeto Biologia do Campus São Gabriel tiveram a oportunidade de assistir palestra, em que um ex-bolsista-ID compartilhou as experiências adquiridas durante seu período de atividades no PIBID, em outra instituição de ensino. Geferson Fernando Metz é aluno de mestrado do PPGCB do campus São Gabriel, e foi bolsista-ID durante três anos na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), enquanto cursou Licenciatura em Ciências Biológicas.
IMG_20150505_174601993
O título da palestra foi “Construção Profissional através do PIBID”, a qual procurou inspirar os bolsistas para desenvolverem suas atividades no subprojeto Biologia, e também para ampliarem sua visão e exercerem sua profissão no futuro como docentes. Neste sentido, o palestrante citou o Prof. Jair Putzke, que foi seu coordenador de área: “Talvez uma das intenções mais importantes da EA seja o resgate do sentido da maravilha. Crianças adoram coisas da natureza, podem ficar horas observando-as e adoram espécies e o que elas fazem. Fazem coleções, montam álbuns, saem para observar. Este sentido precisa ser alimentado e mantido para a fase adulta. Entretanto, muito deste maravilhar-se pela natureza é perdido!”
Geferson mostrou um retrato da presença do PIBID nas escolas da cidade de Santa Cruz do Sul, e apresentou atividades que o grupo do qual participava desenvolveu, entre as quais estavam: construção de maquetes com as quais se pode interagir (inclusive maquetes comestíveis), cartazes tri-dimensionais, bonecos manipuláveis, como um ‘dinossauro pilotado’, atividades de pintura, construção de hortas do tipo vertical, em garrafas e em pneus, canteiro de chás, composteira, destiladores e filtros, apresentação de peças de teatro, de teatro e diálogos, palestras sobre uso de drogas e educação alimentar, atividades com reciclagem de materiais (como montagem de um jogo de xadrez), visitação de laboratórios da UNISC por alunos das escolas da cidade, trilhas em reservas naturais, desenvolvimento de jogos de Física, entre outras.
Citou ainda Monicka Christi: “Educar realmente é sensibilizar a alma para que prossiga com autonomia criando novos caminhos.” E compartilhou que procurava, através de suas atividades, criar multiplicadores de ideias entre os alunos. A palestra aconteceu no dia 5 de maio, na sala de seminários, sala 317 do campus de São Gabriel.
IMG_20150505_182420346IMG_20150505_182436212