Bolsista do Pibid de Ciências Humanas presente em evento científico de Santa Catarina

A acadêmica de Ciências Humanas Lilian Simone Souza Pires , bolsista do Pibid apresentou um trabalho no I Seminário do Pibid da Região Sul – PIBID SUL realizado entre os dias 07 a 09 de dezembro na cidade de Lages –SC.  O trabalho intitulado: “PIBID – o patrimônio histórico e cultural de São Borja: em busca de novos significados e simbologias” apresentou os resultados do projeto desenvolvido no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia; com alunos do 8º (oitavo) ano do Ensino Fundamental Integral no ano de 2015. O projeto é parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID – que visa estabelecer uma ponte entre escola e universidade. O projeto em andamento na escola vislumbra construir um inventário por meio de pesquisa participante com levantamento e coleta de dados pelos alunos e bolsistas usufruindo de todas as fontes históricas possíveis, internet, livros, revistas entrevistas com familiares e comunidade escolar, bem como visitas as estruturas da universidade, museus, sítios arqueológicos e manifestações culturais. Os alunos do 8º ano e bolsistas do Pibid dividiram-se em subgrupos para o desenvolvimento das pesquisas que fundamentaram-se na classificação das categorias patrimoniais definidas pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural Nacional. Nesta dinâmica buscaram identificar as referências culturais presentes nas Celebrações; Conjuntos arquitetônicos; Objetos; Saberes; Lugares; Formas de Expressão da cidade. Utilizando-se da abordagem quantitativa em pesquisas de campo e documentais, criaram-se situações de aprendizagem sobre o processo histórico cultural, seus produtos e manifestações na atualidade. Consideramos os resultados positivos, pois despertou nos jovens com faixa etária entre 13 a 15 anos o interesse em questões históricas, associando-as à sua identidade e à sua origem, promovendo o aumento da auto estima e também uma visão critica sobre a historia de sua cidade. Para os coordenadores do Pibid, Professores Edson Paniagua e Evandro Guindani, o trabalho contribuiu para a formação docente dos acadêmicos além de proporcionar novas experiências metodológicas na rede de educação básica.

POST_7_Foto 01