Subprojeto Biologia Comemora 150 Anos da Obra de Mendel e Dia do Biólogo

O PIBID Subprojeto Biologia – São Gabriel celebrou os 150 anos da Genética Mendeliana, iniciada com a publicação do artigo de Gregor Mendel em 8 de fevereiro de 1866 na revista Proceedings of the Natural History Society of Brúnn.
Gregor Mendel, pai da Genética, foi lembrado pelo subprojeto Biologia com exposições comemorativas aos 150 anos de publicação do primeiro trabalho do autor, em dois locais: no espaço cultural do 3º andar do campus São Gabriel, nos dias 30 e 31 de agosto, e no Sobrado da Praça, localizado em frente à praça Fernando Abbott, centro de São Gabriel, nos dias primeiro e 2 de setembro.
No evento, foram apresentadas atividades sobre Genética, desenvolvidos pelos bolsistas-ID nas escolas parceiras: cartaz sobre a linha do tempo da Genética de Mendel até a atualidade, a recriação da germinação de ervilhas in vitro e o teatro de fantoches “Menina Bonita do Laço de Fita”, para ensinar herança genética e valorizar a diferença entre os seres vivos. Também foram realizados jogos, como batalha naval de genética e bingo, e foi exposto cartaz explicando a herança da cor dos olhos em humanos (é uma característica cuja herança genética é poligênica, isto é, um tipo de variação em que vários genes atuam na definição dessa característica. Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris) e ainda uma história em quadrinhos. Além disso, foi projetado o vídeo “ Mendel e a Ervilha”, que fala acerca da vida de Mendel.
O evento foi um sucesso, já que no livro de presenças do Sobrado da Praça foram registradas 304 assinaturas, nos dois dias de exposição neste local.
As atividades antecederam o dia 3 de setembro, Dia do Biólogo.

Espaço cultural do campus.
Espaço cultural Sobrado da Praça.

Cartaz do teatro de fantoches.
Apresentação do teatro.

Demonstração de experimento com ervihas.
Explanação de bolsista-ID  a estudantes de escola.
Explanação de bolsista-ID a estudantes de escola.