Noticias

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS ENVOLVENDO OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA

No primeiro Semestre de 2016  os bolsistas do PIBID Química, campus Caçapava do Sul, participaram da oficina de “toondo”, promovida e ministrada pelos Coordenadores de Área, professora Mara E. J. Goi e professor Ricardo M. Ellensohn. A ferramenta  “toondo” consiste na produção de HQ (Histórias em Quadrinhos), sendo que essas podem ser utilizadas como ferramenta de ensino, possibilitando  assim a articulação de conteúdos específicos de forma divertida e inovadora, proporcionando maior interesse por parte dos alunos da Educação Básica. Segue abaixo Trechos da história produzida pelos bolsistas na oficina

Para complementar à oficina de capacitação, os bolsistas atuaram como multiplicadores, realizando oficinas de “toondo” com duas turmas de 9° ano da rede pública de educação do município de Caçapava do Sul. Por meio dela buscou-se proporcionar o aos  alunos o contato com  essa ferramenta sendo que eles mesmos produziram histórias em quadrinhos com a utilização da mesma.

tondoo

_________________________________________________________________

ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS INTEGRANTES DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID) PARTICIPAM DO 36º EDEQ EM PELOTAS-RS

whatsapp-image-2016-10-20-at-16-27-13

Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas integrantes do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) sub-área de química da Universidade Federal do Pampa – campus Caçapava do Sul, participaram nos dias 14 e 15/10 do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) organizado pela parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL, campus Pelotas e campus Visconde da Graça – CaVG), tendo a sede das atividades no campus Pelotas do IFSUL.

O Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) é um dos eventos tradicionais do campo da Educação em Ciências no Brasil. Presente desde 1980 e realizado anualmente, ele foi um dos pioneiros na disponibilização de um espaço e tempo para o compartilhamento de experiências, ações e pesquisas desse campo. Sediado no Rio Grande do Sul e itinerante entre instituições de ensino dessa região, em suas 35 edições o evento contou com a mobilização da comunidade da Educação Química em sua organização, participação e avaliação.cadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas integrantes do Programa de Iniciação a Docência (PIBID) sub-área de química da Universidade Federal do Pampa – campus Caçapava do Sul, participaram nos dias 14 e 15/10 do Encontro de Debates sobre o Ensino de Química (EDEQ) organizado pela parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL, campus Pelotas e campus Visconde da Graça – CaVG), tendo a sede das atividades no campus Pelotas do IFSUL.

Mais do que local, o EDEQ caracteriza-se como um evento com participantes de diferentes regiões, incluindo sujeitos para além da fronteira sul do Brasil, contemplando outros estados e países (principalmente Uruguai e Argentina) (EDEQ, 2016).

Para os acadêmicos é um evento na qual se pode expor e divulgar os trabalhos que estão sendo realizados na Universidade, observar as pesquisas realizadas por outras instituições, além do contato com importantes professores e referências da área do ensino de química, possibilitando assim, uma troca de saberes e coleta de informações muito importante para o processo de formação dos acadêmicos.

___________________________________________________________________

PIBIDIANOS PARTICIPAM DO ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA (ENEQ)

O Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, é um dos maiores e mais importantes eventos da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e tem estimulado, desde a sua primeira edição em 1982, a pesquisa no Ensino de Química, discussões de experiências de ensino e formação de professores através dos diferentes formatos de trabalho aceitos para o mesmo: painéis, workshops, palestras, mesas-redondas, conferências, simpósios temáticos, comunicações orais e mostra de material didático (MOMADIQ).

Sediado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o evento aconteceu entre os dias 25 e 29 de julho de 2016 na cidade de Florianópolis, com a participação de docentes universitários, professores da educação básica e alunos de diversos níveis de ensino.

Participaram do evento os discentes Carlos Alberto Pereira Pedroso e Édila Rosane Alves da Silva e a docente Mara Elisângela Jappe Goi, todos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa –Unipampa, subprojeto Química com a apresentação dos trabalhos completos e em pôster intitulados REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE EXPERIMENTAÇÃO E METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS e EXPERIMENTAÇÃO E METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

sem-titulo

____________________________________________________________________

PIBID CIÊNCIAS EXATAS- SUBPROJETO QUÍMICA PARTICIPA DO XIV ENCONTRO SOBRE INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA

“Os Encontros sobre Investigação na Escola são lugares de (re)construção de conhecimentos e saberes, são espaços de acolhimento, de alento, de partilha, de potencialidades, são espaços – tempos de formação acadêmico-profissional”. (DINIZ-PEREIRA, 2008).

Sediado pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa, campus Uruguaiana, o evento aconteceu nos dias 27 e 28 de agosto de 2016, com a participação de docentes universitários, professores da educação básica e alunos de diversos níveis de ensino.

Participaram do evento os discentes Carlos Alberto Pereira Pedroso e Édila Rosane Alves da Silva, ambos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Pampa – Unipampa, subprojeto Química, campus Caçapava do Sul, com a apresentação do trabalho intitulado como CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA REALIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA: RELATO DE UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA

___________________________________________________________________

REALIZAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO POR BOLSISTAS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A revisão foi desenvolvida por um grupo de acadêmicos integrantes do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Química, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Caçapava do Sul/RS, juntamente com supervisoras e coordenadores de área.

A análise foi realizada em trabalhos completos publicados em dois anais de eventos, a saber: Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ) e Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), no período compreendido entre 2004 a 2014. Seu objetivo apresentar uma revisão de literatura a respeito da implementação de jogos didáticos no Ensino de Ciências da Educação Básica, bem como propor reflexões acerca da utilização dessa ferramenta alternativa de ensino.

A análise qualitativa dos trabalhos revelou que 30 artigos tratam da aplicação de jogos na Educação Básica e, possibilitou levantar algumas características predominantes nas atividades lúdicas propostas, como os principais teóricos utilizados, a autoria dos trabalhos e as metodologias empregadas.  As informações coletadas nos trabalhos permitiram constatar que jogos educativos podem apresentar-se como recurso didático para as aulas de ciências, pois auxilia o professor em sua prática pedagógica e podem facilitar na compreensão dos conceitos científicos.

Essa revisão resultou no artigo “Revisão de literatura sobre a implementação de Jogos didáticos na Educação Básica”, que foi apresentado no Edeq (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química), que ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro de 2016.

____________________________________________________________________

APLICAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL 

No dia 31 de outubro, realizou-se a implementação de jogos didáticos na Escola Dagoberto Bacellos,  a atividade foi desenvolvida em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental.

Utilizou-se jogos desenvolvidos pelo próprio grupo de pibidianos do subprojeto de Química, no qual necessitou-se a adaptação das cartas aos conteúdos já trabalhados com a turma.

Os alunos foram muito receptivos a proposta, a maioria demostrou interesse pelo jogo. Percebeu-se uma maior interação entre a turma, a professora e os bolsistas do PIBID, o que contribuiu para o bom andamento da atividade.

A utilização de jogos didático na educação visa construir conhecimentos, treinar habilidades já estudadas, aprofundar questões importantes e desenvolver estratégias de raciocínio lógico. Além de serem interessantes e desafiantes, auxiliam o professor em suas práticas.

sem-titulo1

 
___________________________________________________________________

APRESENTAÇÃO DO ARTIGO “IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA” NO 36º EDEQ 

No dia 14 de outubro de 2016, bolsistas apresentaram um trabalho sobre a aplicação da atividade experimental teste de chamas, no 36º Encontro de debates  de ensino de Química (EDEQ) realizado em Pelotas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Este trabalho foi realizado no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul/RS, denominado “ Implementação de Atividade Experimental na Educação Básica”. O trabalho relata a aplicação de uma atividade experimental aplicado aos alunos do 1° do Ensino Médio. Os bolsistas relatam grande aprendizagem ao participar do evento e da importância do  PIBID para a formação docente.

__________________________________________________________________

APRESENTAÇÃO DO ARTIGO “IMPLEMENTAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA” NA 1º SEMANA ACADÊMICA INTEGRADA

Durante o segundo semestre de 2016, um grupo de pibidianos aplicou jogos didáticos em escolas do municípios, os jogos foram adaptados dos clássicos War, Atlântida. As turmas as quais participaram da aplicação dos jogos foram variadas e em diferentes níveis de ensino, fundamental e médio posteriormente foram analisados questionários que foram aplicados durante a implementação, bem como, a construção de um artigo.

No dia 10 de novebro de 2016, bolsistas apresentaram o trabalho sobre a aplicação dos jogos didáticos, na 1º Semana Academica Integrada realizado em Caçapava do Sul na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Este trabalho foi realizado no âmbito do PIBID/Química da Universidade Federal do Pampa, campus Caçapava do Sul/RS, denominado “Apresentação do artigo “Implementação de Atividade Experimental na

 Educação Básica”. O trabalho relata a aplicação dos jogos didáticos desenvolvidos pelos próprios bolsistas do PIBID, no 1°ano do Ensino Médio . Os bolsistas  relatam grande aprendizagem ao participar do evento e da importância de se desenvolver ferramentas diferenciadas no  PIBID para a formação docente.

__________________________________________________________________

PIBID – QUÍMICA REALIZA INTERVENÇÃO COM JOGOS EM ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

No segundo semestre do ano de 2016, os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Química da Unipampa campus Caçapava do Sul, realizaram a implementação de oficinas de jogos em duas escolas da rede pública de ensino. A proposta foi desenvolvida após os conteúdos sobre tabela periódica, e construção de uma tabela “periódica gigante”, cujo objetivo era apresentar as propriedades periódicas e a sua história.

As intervenções dos jogos ocorreram em 2 dias alternativos, utilizando-se 3 períodos, das aulas de Química da professora supervisora, em turmas de 9° Ano. Para acompanhar a potencialidade dos jogos, realizou-se um questionário inicial e um questionário final que abordava questões sobre o jogo  e a possibilidade de compreender conteúdo escolar jogando. Com isso, é possível refletir e perceber as potencialidades da aplicação de jogos no ensino, podendo servir para introdução de um conteúdo, como complemento do mesmo ou como revisão, cabendo ao professor utilizar a melhor alternativa para a sua turma em que é aplicado o jogo.

tabela__________________________________________________________________

PROTÓTIPO DO JOGO WAR – ABORDANDO OS CONCEITOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO


Pibidianos do subprojeto Química do campus de Caçapava do Sul/RS,  confeccionam protótipo adaptado do jogo comercial War, denominado batalha química. O jogo traz como objetivo o exercício de conceitos químicos voltados para o primeiro ano do ensino médio.  Nesta perspectiva busca – se um melhor desempenho do aluno através de uma proposta lúdica.

14289945_1120011891426033_1849445640461425266_o

_______________________________________________________________

BOLSISTAS PIDIB ELABORAM PROTÓTIPO DE JOGO DIDÁTICO VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Bolsistas do PIBID-subprojeto Química da Unipampa, Campus Caçapava do Sul, elaboram protótipo de jogo didático voltado para a Educação Básica

marceloO jogo foi nomeado de “Em busca do Oricalco”, inspirado em um jogo de tabuleiro já existente, cujo nome é “Atlantis, a cidade perdida”. A produção do protótipo do jogo perpassou pelas etapas de elaboração de regras e questões referentes a conteúdos da disciplina de Química, assim como a construção do tabuleiro com materiais alternativos.

Destaca-se que durante o processo de elaboração do jogo ocorreu a revisão dos conteúdos químicos, através da confecção das questões, o que vem a colaborar com a aprendizagem dos conceitos estudados, fato que pode ser considerado importante para atuação profissional.

___________________________________________________________________

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS – PROJETO DE EXTENSÃO COM A PARTICIPAÇÃO DO PIBID – QUÍMICA DE CAÇAPAVA DO SUL

extUm grupo de bolsistas do PIBID subprojeto Química, campus Caçapava do Sul, tem participado ativamente do Projeto de Extensão sobre EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, voltado a formação continuada de professores da rede publica de ensino do município. Os experimentos desenvolvidos e pensados no âmbito do projeto têm sido aplicados nas escolas onde os professores participantes atuam, com o objetivo de fomentar o uso da experimentação como alternativa para o ensino de ciências.

____________________________________________________________________

PIBID QUÍMICA APRESENTA TRABALHOS NO 8º SIEPE

foto-siepeAcadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas vinculados ao Programa de Iniciação à Docência (PIBID-Química) da Unipampa – campus Caçapava do Sul, participam do 8º  Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão (SIEPE), na cidade de Uruguaiana/RS nos dias 22,23 e 24 de novembro de 2016.

O SIEPE  da Unipampa busca, a cada ano, debater a construção do conhecimento em um movimento cíclico de transformação da realidade regional, nacional e internacional. Esse ano apresenta como tema Inove, Transforme, Renove o Mundo.

Além de um espaço de trocas de saberes e experiências, o evento reuniu exposições de projetos de ensino, pesquisa, extensão e trabalhos de iniciação científica com atrações musicais, cênicas, exposições de arte e painéis culturais.

No evento, os bolsistas apresentaram trabalhos desenvolvidos no PIBID na área de  ensino.O evento possibilitou troca de experiências e divulgação dos trabalhos desenvolvidos no projeto.

___________________________________________________________________

PIBID- Ministra oficina sobre jogos no Ensino de Química na I Semana Acadêmica Integrada da Universidade Federal do Pampa- Campus Caçapava do Sul

No dia 10 de Novembro de  2016, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto-Química, da Unipampa campus Caçapava do Sul, ministraram uma oficina sobre “Jogos no Ensino de Química”, buscando assim divulgar e incentivar o uso dessa ferramenta no ensino. Para o desenvolvimento da oficina foram utilizados três jogos, sendo dois deles elaborados no âmbito das atividades do subprojeto e o terceiro elaborado pelo grupo de bolsistas do PIBID do Instituto Federal de Farroupilha de Panambi.

Buscou-se possibilitar aos licenciandos e docentes da área de Ciências Exatas o contato com jogos e incentivá-los a usar esta ferramenta em suas práticas docentes.

oficina

_________________________________________________________________