PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA PARTICIPA DO PROJETO SOBRE VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

No Brasil, no dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e as escolas do subprojeto organizaram projetos para valorização da cultura afro-brasileira. Para a concretização do projeto, nosso grupo desenvolveu coletivamente um mapeamento dos interesses e conhecimentos dos estudantes sobre a cultura afro-brasileira.

20_11
Estudantes da EEEM Dom Hermeto – Uruguaiana compartilhando as experiências em roda de capoeira no pátio da escola

20_11_2
Estudantes da EEEM Doutor João Fagundes – Uruguaiana

Ao longo do projeto foram desenvolvidas três oficinas durante quatro semanas com todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O projeto culminou com a realização de atividades que abordaram algumas manifestações corporais da cultura afro-brasileira, envolvendo jogos e brincadeiras, danças e capoeira. O projeto envolveu as duas escolas e seus professores,  cerca de 600 estudantes, além de funcionários e pais dos estudantes, na culminância. Participaram do projeto 15 bolsistas, 4 voluntárias, 3 supervisores e 1 coordenadora.