CIEP na II Jornada de Reflexões de Ensino de Línguas

O resumo A tecnologia como tema para produção de podcast foi apresentado, sob a forma de comunicação oral, pela bolsista Bruna Marzullo Fonseca, na Roda de Conversa organizada em torno dos temas Metodologias atuais no ensino de línguas; Produção e análise de material didático; e Questões curriculares no ensino de línguas, da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas, evento organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA/Campus Bagé, realizado nos dias 29 e 30 de setembro. Pela conversa, a bolsista descreveu a oficina, aplicada na Escola Estadual Luiz Maria Ferraz – CIEP, que teve como tema a tecnologia e foi realizada em uma turma do segundo ano do ensino médio. A metodologia partiu do modelo de sequência didática, proposta por Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), que prevê o ensino de gêneros discursivos processualmente. Ao longo de 10 h/a, foram realizadas atividades de leitura e pesquisa sobre o tema para desenvolver a produção final: uma pauta para Podcast. Os alunos foram divididos em quatro grupos durante a oficina, sendo que cada grupo pesquisou sobre um subtema diferente relacionado à tecnologia (tecnologia no passado e no presente; tecnologia no futuro; técnica e tecnologia; e redes sociais). Ao final da oficina, foram produzidas quatro pautas, uma de cada grupo, e os alunos foram convidados a gravar os Podcasts.
Bruna