IFSUL na II Jornada de Reflexões de Ensino de Línguas

Os resultados da oficina O sentido do poético e as tecnologias, realizada no primeiro semestre de 2017 foi apresentado pelo grupo do PIBID/ IFSul, formado pela supervisora e pelos bolsistas ID, na Roda de Conversa organizada em torno dos temas Metodologias atuais no ensino de línguas; Produção e análise de material didático; e Tecnologias e ensino de línguas, da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Línguas, evento organizado pelo Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA/Campus Bagé, realizado nos dias 29 e 30 de setembro. Pela conversa, o grupo apresentou reflexões realizadas a partir de um projeto que teve como objetivo propor atividades para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura, buscando estabelecer um diálogo entre a poesia e gêneros multimodais, desenvolvendo a leitura, a escrita e a oralidade. Durante o desenvolvimento do projeto, alunos do curso Técnico em Agropecuária e do curso Técnico em Informática tiveram contanto com diferentes autores e estilos de escrita poética, escreveram seus próprios poemas, produto final da oficina de linguagem. Mas esse produto não se limitou à escrita. Os alunos produziram vídeos onde disseram os poemas e os contextualizaram. As apresentações feitas pelos vídeos atenderam ao objetivo principal do projeto que seria aproximar o aluno da linguagem poética por meio dos gêneros midiáticos. Os alunos desenvolveram os trabalhos de forma bastante criativa, demonstrando compreensão e envolvimento em relação à proposta.
II Jornada