I Colóquio “Escola sem partido ou escola sem mordaça?” – Unipampa Uruguaiana

No dia 17 de Março de 2017 aconteceu o “I Colóquio Escola sem Partido ou mordaça?” organizado pelo Núcleo de Desenvolvimento Educacional (NuDE), do Campus Uruguaiana, junto com o Centro Acadêmico e o Coletivo Unidade de Luta da Universidade Federal do Pampa. Participaram do evento bolsistas e coordenadora do PIBID do Curso de Educação Física – Unipampa.
Os temas debatidos durante o colóquio foram dois projetos de Leis: o Escola sem partido, representado pelo Vereador de Uruguaiana Eric Lins e o Escola sem mordaça, representado pelo Deputado Estadual Juliano Roso.
O evento lotou o auditório da Unipampa, e entre os presentes estavam professores das redes municipal e estadual, acadêmicos das licenciaturas e docentes e técnicos da Unipampa, pais de alunos e seguidores dos políticos. Durante as falas houve apresentações de ambos os projetos, debates e muitos questionamentos. O evento foi uma oportunidade que reforçou a compreensão da importância da formação docente crítica e engajada nas questões sociopolíticas. A problematização na formação docente e a educação crítica como forma de ampliar os conhecimentos tanto na educação superior quanto na educação básica oportunizaram a argumentação contra um projeto conservador e elitista que, na contramão de muitos estudos e recomendações dos marcos legais da educação, não reconhece a diversidade e propaga ideias que retrocedem os avanços conquistados recentemente na história da educação.