PIBID Subprojeto Educação Física leva o Novembro negro às escolas de Uruguaiana

O PIBID Educação Física esteve presente nas escolas em que está inserido durante o mês de novembro com o intuito de realizar as atividades relativas ao “Novembro Negro”. As atividades ocorreram entre os dias 06 e 14 de novembro sempre nos turnos da manhã e tarde, nas escolas ELVIRA CERATI (CAIC), EMEF CABO LUIS QUEVEDO E INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Os alunos tiverem a oportunidade de participar de oficinas de Capoeira, Jogos e Brincadeiras Africanas e Indígenas, Dança Afro e Ritmos, Confecção de Mascaras Africanas, Literatura Infantil, Documentários, Sessões de vídeos, Palestras e Interlocuções sobre as Ações Afirmativas.
Mais do que levar as atividades relacionadas a cultura africana e indígena que através da Lei Federal 10.639/03 deveriam ser trabalhadas durante o ano letivo nas escolas, as oficinas serviram como um aprendizado tanto para os professores das escolas quanto para os alunos do subgrupo educação física, cumprindo assim um dos objetivos do programa.
Destacamos ainda que durante o período em que esteve nas escolas o subgrupo foi bem recebido e as atividades propostas bem aceitas pelos alunos/crianças, comprovando mais uma vez que o tema racismo/preconceito que é algo tão presente hoje em nossa sociedade pode e deve ser sim trabalhado na escola.