Proyectos con temáticas transversales

As seguintes oficinas foram ministradas na EEEM Luiz Maria Ferraz, na cidade de Bagé em turmas de nono e oitavo ano.  No intuito de fazermos intervenções significativas nas turmas e que despertassem o interesse dos estudantes pela língua espanhola, optamos por trabalhar com as temáticas transversais previstas na Lei de Diretrizes e Bases LDB n° 9.394/96. Esse trabalho consiste em se utilizar de temas pertinentes ao momento sócio histórico vivenciado nas diversas esferas nas quais os estudantes estão inseridos. Sejam elas esfera a nível macro enquanto planeta, ou a nível regional enquanto cidade e escola. A utilização dessas temáticas visa o desenvolvimento das 4 habilidades linguísticas em língua espanhola: leitura, escrita, fala e escuta.
Estándares de belleza:

Nessas oficinas os alunos foram conduzidos a uma reflexão acerca dos padrões de beleza criados em nossa sociedade. Foram trabalhados vídeos sobre o assunto, além de adjetivos em espanhol que são usados para a descrição física de pessoas. Os alunos tiveram que analisar imagens de campanhas publicitárias e descrever fisicamente os modelos masculinos e femininos das mesmas. Em um segundo momento, em uma roda de conversa foram questionados acerca de suas opiniões pessoais sobre o assunto, vieram à tona temas como racismo, padrões referentes à magreza excessiva e respeito as diferenças.

Moda ética e sostenible:
Nessa oficina os estudantes estudaram o vocabulário referente ao vestuário em língua espanhola. Descreveram suas próprias roupas e as roupas de colegas em jogos de adivinhação e dinâmicas. Em um segundo momento, assistiram a um vídeo sobre moda sustentável em língua espanhola e refletiram acerca da produção das roupas que chegam até as lojas. Foi feita então uma roda de conversa sobre o assunto e foi apresentada a proposta principal dessa oficina. Os estudantes deveriam criar uma empresa de moda ética e sustentável, deveriam criar um nome e explicar o modo de produção para os colegas. A segunda etapa então era que cada estudante desenharia um modelo e roupa pra compor a coleção de sua empresa. Levaram algumas aulas para que o desenrolar de todo o processo, mas a reflexão foi muito válida.

Latinoamérica!
Nessas oficinas os estudantes foram apresentados a definição de América Latina, voltamos um pouco os nossos estudos a geografia e a história de países falantes de língua espanhola. A reflexão feita junto aos estudantes foi: Será que moramos em uma região pobre? Vídeos sobre as riquezas naturais e históricas de países como Peru e México foram apresentados para os alunos. Estudamos então um pouco acerca de cultura originárias que se estruturaram enquanto impérios no passado. Buscou-se uma reflexão sobre porque nos consideramos pobres e porque não conhecemos histórias tão ricas como a dos povos Mayas, Incas e Aztecas. Foi feita uma roda de conversa que suscitou falas interessantes sobre a autoestima latino-americana.

Roda de conversa