Projeto de leitura: A mitologia grega a partir das HQs da Liga da Justica, da DC Comics

No mês de agosto, a turma de pibidianos da E.M.E.F. São Pedro deu inicio às atividades do projeto intitulado A Mitologia Grega a Partir das Histórias Em Quadrinhos da Liga Da Justiça, da DC Comics. Este projeto, que finalizou as atividades no final de novembro, teve por objetivo incentivar os alunos a apreciação da Literatura Epopéica Grega. Como produção final, os alunos elaboraram, em grupo, Histórias em Quadrinhos inspiradas nas figuras mitológicas gregas através do recurso literário que Julia Kristeva denomina como intertextualidade. Dentre as atividades realizadas ao longo do projeto estão: a contextualização da empresa criadora da Liga da Justiça, a DC comics, e apresentação dos personagens presentes nas HQs lidas; questionamento a respeito da origem de alguns personagens dos HQs lidas e sua relação com personagens da mitologia grega; explicação sobre as características das HQs. Para a elaboração da HQ coletiva, os alunos seguiram a seguinte sequência: criação do roteiro; elaboração da história; 1ª correção; reescrita, se necessário e elaboração da arte, podendo ser através de desenhos ou fotonovela.  Para a finalização desse projeto, o grupo de bolsistas socializou as HQs na aula de encerramento do ano.

Leitura das HQs da Liga da Justiça

Produção textual dos alunos

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV.