Projeto de leitura: Distopia e sociedade

De abril a julho, os bolsistas da E.M.E.F São Pedro iniciaram o projeto Distopia e Sociedade: A Revolução dos Bichos com duas turmas de nonos anos, 91 e 92. Esse projeto objetivou promover o estudo dos elementos básicos da estrutura de um conto e reflexão sobre os conceitos de utopia e distopia, bem como o estudo do romance “A Revolução dos Bichos’’, de George Orwell. Para isso, foram aplicadas algumas aulas expositivo-dialogadas para a apresentação de algumas informações importantes sobre autor e obra, bem como a exibição de alguns trailers de filmes e séries distópicas para aproximação do tema aos alunos. Com a finalidade de que a leitura fosse acessível a todos os alunos, o grupo de bolsistas criou um grupo na rede social Facebook, bem como, gravou DVDs com a obra para que todos independentemente da possibilidade de acesso à internet conseguissem ter acesso à obra. Na fase inicial do projeto, além da exibição de uma adaptação fílmica da obra às turmas, os alunos com orientação e acompanhamento das bolsistas fizeram a leitura e discussão dos primeiros capítulos da obra em aulas, nas quais mencionaram algumas das distinções entre obra e adaptação fílmica. Posterior à leitura, foram realizadas discussões a respeito da obra usando como base teorias sobre Utopia e Distopia, fazendo um paralelo com a sociedade atual e buscando fazer um processo histórico para compreender os conceitos econômicos de sociedade que a obra aborda. Após a discussão, foi realizado o estudo do gênero conto a partir da análise da estrutura, forma, escrita e etc. Ao final, foi solicitado que os alunos produzissem um conto distópico. Essa produção foi pensada para que os alunos desenvolvam uma narrativa que recontextualizasse esse problema sob uma nova perspectiva, atentando, por exemplo, para a criação e exploração de distintos locais, tempos, focos narrativos e personagens. Desta forma os alunos concluíram o projeto com a produção de 10 contos distópicos e utópicos de cada turma.

Aplicação de atividade diagnóstica

Produção da primeira versão do conto

Versão final dos contos elaborados pelos alunos

Divulgação no blog: Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV.