PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 22

Sub-projeto Historia Promove Ações de Comunicação

     O curso de Comunicação Social – Relações Públicas por meio de um componente curricular ministrado pelo Prof Joel Guindani produziu o vídeo Institucional do Sub-Projeto História do campus de São Borja. O vídeo busca ser uma ferramenta de divulgação das atividades dos bolsistas, fazendo assim parte do material a ser apresentado no reconhecimento de Curso de Ciências Humanas-Licenciatura pelo MEC.

      Outra iniciativa do Pibid e Curso de Ciências Humanas foi a criação de uma Fanpage intitulada: “Unipampa e Educação Básica: juntos pela educação” a qual tem o objetivo de socializar ações, projetos e eventos voltados à educação. Além disso, pretende ser um espaço de debate e troca de ideias sobre práticas de ensino e políticas educacionais. Bolsistas do Pibid e outros acadêmicos estão divulgando esta fanpage nas escolas para que as mesmas por meio de seus professores e gestores participam e interajam num mesmo espaço destinado à Educação.

Vídeo Institucional do Sub-Projeto História do Campus de São Borja

Player-Subprojeto-historia

Fanpage Unipampa e Educação Básica:  Juntos Pela Educação

 
Juntos-pela-educacao

História em quadrinhos – PIBID Espanhol Jaguarão

No dia 28 de abril de 2016, as bolsistas Doralice Machado e Taiane Oliveira, juntamente com a supervisora Mara belém, ministraram a oficina sobre gêneros textuais na escola padre Pagliani. O gênero escolhido foi ” Historias em quadrinhos”. Neste dia, foi perguntado aos alunos se conheciam da personagem Mafalda e se já haviam tido contato com algum material sobre ela, então lhes foi mostrado um pouco das características de cada personagem. Em um segundo momento, apresentamos um dos episódios da serie da Mafalda chamado “Televisor”. Depois de assistirmos, fizemos um questionamento aos alunos. Queríamos saber a opinião deles a cerca do uso dos televisores; se as mídias podiam influenciar as pessoas. Logo, expusemos nossa proposta, que era cada aluno, pensando como os personagens de Mafalda e não esquecendo as características de cada um, fizessem, individualmente, sua historia em quadrinhos.13528849_1624014981247251_7953217032067143527_n

Gêneros Textuais – PIBID Espanhol Jaguarão

No dia 23 de junho de 2016, as bolsistas Doralice Machado e Taiane Oliveira, juntamente com a supervisora Mara belém, ministraram a oficina sobre gêneros textuais na escola padre Pagliani. O gênero escolhido para esta aula foi “cartão postal” Neste dia apresentamos o cartão postal para os alunos e levamos algumas imagens dos países da Argentina e do México- os quais foram trabalhados durante o bimestre, após a apresentação do gênero, os alunos tiveram que criar um cartão postal para um amigo imaginário através das imagens que levamos, e que contemplasse algo da cultura de cada um dos países
13528496_1623999921248757_5107282074445905917_o

Oficina de vestuário na Escola Marcílio dias – PIBID Letras Espanhol Jaguarão

No dia 18 de maio de 2016 os bolsistas, Jairo Jime, Mônica M. Silva e Cristiane Capozzi, ministraram a oficina sobre “El vestuario”. Os alunos puderam interagir em distintos grupos e trabalharam coletivamente vestindo bonecas de papel com diferentes roupas e assistiram vídeos sobre o tema. Praticaram a habilidade oral da língua espanhola de uma maneira atrativa, utilizando a temática das vestimentas.13458634_1362488583791560_6421581858400092425_o 13483099_1362487883791630_6230720538856662111_o 13490699_1362486800458405_476516993848167754_o 13490839_1362487353791683_6442233941598647500_o 13497536_1362488263791592_5065039381998922635_o 13502698_1362486377125114_3213688098198420367_o 13502860_1362488773791541_2827958048614056340_o

Aula Pública do Subprojeto Biologia em Prol da Educação

Os integrantes do subprojeto Biologia, do campus São Gabriel da UNIPAMPA, realizaram aula pública em 19 de junho, um domingo, a partir das 15 h e 30 min, nas imediações da praça Fernando Abbott, localizada no centro da cidade.
A intenção dos integrantes do PIBID, com esta aula, foi chamar a atenção da comunidade são-gabrielense para a importância deste programa para a formação docente e para os efeitos dos cortes financeiros promovidos sobre a educação.
O vídeo utilizado durante esta aula pública foi feito por integrantes do subprojeto Biologia e pode ser encontrado em https://www.youtube.com/watch?v=hkN4VoyC6pE. A aula foi realizada novamente no dia seguinte, no hall do prédio acadêmico do campus.
aula 1aula 2
aula 3aula 4hall 3
hall 1hall 2hall 4

Integração na Escola Uruguaia

Nos últimos dias do mês de abril, a professora supervisora Eny, juntamente com alguns de seus bolsistas PIBID, levaram os alunos a uma integração com a “escuela 5” que está situada na cidade uruguaia de Rio Branco.
Nessa integração os alunos compartilharam experiências, fizeram apresentações aos colegas uruguaios, bem como confeccionaram um atividade em conjunto. Foi um momento muito importante para solidificar os conhecimentos adquiridos durante as oficinas do PIBID.
Participaram também alguns estagiários que estavam fazendo sua pratica na escola, assim como professoras uruguaias de outros departamentos do país.11219667_966397293468436_3533932516644662660_n 12990960_966398850134947_5862331234136826172_n 12993446_966398386801660_9204186869034694284_n 12994395_966397953468370_5682876598293278000_n 13000361_1751165088435509_4346242536881890581_n 13006475_966397333468432_8752688799023743999_n 13012710_1751165235102161_6329677804224436318_n

Conhecendo o Autismo

Conhecendo o Autismo, palestra ministrada pelo Prof. Franck Maciel Peçanha no sábado dia 21/05/2016 ao grupo PIBID e acadêmicos da disciplina de Educação e Saúde do Curso de Ciências da Natureza/Uruguaiana. Além de conhecer o autismo, tivemos a oportunidade de refletir sobre como ensinar a partir das características individuais dos alunos desenvolvendo as potencialidades e habilidades.

POST_20_FOTO_1 POST_20_FOTO_2

Comunidade em mutirão no João Fagundes – Uruguaiana

O gratificante da vida em sociedade são as parcerias que realizamos com grupos de pessoas que se mobilizam, gratuitamente, para realizarem tarefas em prol de melhorias para a comunidade em que estão inseridas. Foi exatamente esse acontecimento de mobilização que nós, professores de Educação Física da E. E. de E. M. Dr. João Fagundes, demais professores, alunos, bolsistas do PIBID Educação Física Unipampa e Exército, através do projeto Zika Vírus, elaborado pela escola, vivemos no mês de abril, momentos de união, de alegria, de esperança, de partilha de sonhos e, principalmente, de amor ao lugar em que trabalhamos, quando concretizamos um Mutirão para a limpeza e organização do pátio da nossa Escola, onde também são realizadas as aulas de Educação Física.
Agradecemos o sol que iluminou nossos dias de trabalho, depois de semanas de chuva e aos colegas que não mediram esforços, nem resistência na realização das tarefas para a melhoria das condições de ensino e aprendizagem daqueles que diariamente estão na escola.
Sonhar faz parte da nossa vida e, quando compartilhamos nossos sonhos, com certeza, tornamo-os realidade. E a nossa realidade quanto Escola é de uma comunidade em mutirão, porque a vida depende de união e comprometimento de todos, remexida e temperada de ações fraternas.
Texto de autoria das professoras Mércia Pinto e Regina Bastianimutirao_abril2 mutirao_abril3 mutirao_abril6 mutirao_abril7 mutirao_abril8

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA DOM BOSCO

No dia 04 de Junho ocorreu com êxito a “Feira de Ciências, Saúde e Meio Ambiente” da E.M.E.F. Dom Bosco, organizada por cinco bolsistas e a supervisora do Subprojeto Ciências da Natureza, campus Uruguaiana, em conjunto com a direção e professores da escola. No evento estavam presentes entidades do município expondo trabalhos e realizando ações. Houve apresentações artísticas de grupos de dança da escola, da Fanfarra Simples da E.M.E.F. Cabo Luiz Quevedo e da Fanfarra da 2° Brigada de Cavalaria Mecanizada de Uruguaiana. Os estudantes do 6° ao 9° ano apresentaram aproximadamente 50 experimentos de caráter científico, havendo uma comissão de avaliação para entrega de premiações.

POST_19_FOTO_7 POST_19_FOTO_6 POST_19_FOTO_5 POST_19_FOTO_4 POST_19_FOTO_3 POST_19_FOTO_2 POST_19_FOTO_1

A literatura como mediação pedagógica

O sub-projeto Historia neste semestre está desenvolvendo atividades voltadas à importância da literatura, arte e no processo de  ensino das ciências humanas. Esta ação visa desenvolver no licenciando e no professor de educação básica um olhar ético, estético, humanizador no cotidiano escolar, além de serem dimensões interdisciplinares. A literatura, a arte e o teatro, além de ferramentas didático-pedagógicas possibilita a a reflexão e a criticidade sobre a complexidade da condição humana. No sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Getulio Vargas os acadêmicos de Ciências Humanas vinculados ao Pibid trabalharam as lendas Sepé Tiarajú, Bororé e Caverá. Os alunos fizeram uma história em quadrinhos e analise de musicas gauchas e produção coletiva de um poema. O resultado das atividades foi satisfatório. Os alunos estão entendendo a importância de conhecer a história do povo gaúcho e as importantes lendas da região das Missões.

POST_8_Foto 01POST_8_Foto 02