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PIBID Ciências da Natureza e a metodologia de projetos na Escola Municipal Rural Sucessão dos Moraes

A Escola Municipal Rural de Ensino Fundamental Sucessão dos Moraes, localizada no 3º subdistrito – Upacaray. Inaugurada no dia 16 de fevereiro 1983, pelo Decreto nº 5, com o intuito de atender as localidades da região: Três Vendas, Ponche Verde, Encruzilhada.  Tendo como filosofia  formar valores fundamentais. Inicialmente funcionava na localidade denominada Pela Gaúcho que atualmente vem sendo um ponto de referencia por possuir uma imagem de uma Santa, algum tempo após se estabeleceu-se em uma região mais baixo, próxima de algumas casas.
Atualmente a escola atende um total de 105 alunos oriundos de várias localidades, contendo turmas desde a pré-escola ao nono ano. A escola é composta por dezesseis professores, quatro funcionárias, diretora, vice- diretora e supervisora.
O Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID), está inserido na escola desde julho de 2014, aonde vem sendo realizadas inúmeras atividades, tais como: oficinas e monitorias.
No ano de 2016, foi proposta uma nova metodologia de trabalho, no qual se incentiva a elaboração de projetos de aprendizagem. A proposta busca provocar no educando, levando o mesmo a ser sujeito da construção do seu próprio conhecimento, dessa forma partindo de um único tema central.
A escola atualmente consta com dois projetos em execução, no qual são intitulados: “Clube de Botânica: construindo conhecimentos através do Bioma Pampa” e “A Química do Fogo”, respectivamente nas turmas de sexto e oitavo ano.
O primeiro tem como proposta proporcionar uma visão científica e significativa em relação ao tema, visto que esse bioma possui uma flora altamente diversa que merece ser explorada e estudada. O mesmo parte como forma de conscientizar os alunos sobre o meio em que vivem, através de aulas expositivas, buscando entender a estrutura da planta, bem como as espécies predominantes na região. Foi elaborado um site, como ferramenta pra divulgar as atividades do referido projeto http://clubedebotanica.wix.com/projetoclubebotanica
 
O segundo projeto tem como objetivo desafiar os educandos a tornarem-se aptos a responderem o seguinte questionamento: “Como a pedra pega no fogo na água?”, para que isso ocorra será oportunizado discussões e experimentos a cerca dos seguintes conceitos: de reações químicas, de átomo, molécula, substância, formula molecular e escalas termométricas. Como forma de divulgação está sendo utilizado o blogger da escola intitulado “Campos Verdejantes”, de acordo com proposta inicial sendo que este não está vínculo com o projeto, disponível no link: http://campverdedompedrito.blogspot.com.br/

Vídeo sobre a Inter-Relação da Fé com A Ciência no Subprojeto Biologia

Na reunião geral do mês de abril do subprojeto Biologia, foi projetado um vídeo sobre o inter-relacionamento da fé com a ciência, produzido pela BBC de Londres. O vídeo explora várias linhas de pensamento científico e religioso, e aprofunda questões históricas desta inter-relação. Ele pode ser encontrado no endereço https://www.youtube.com/watch?v=_aDsADpwGZY, e tem duração de cerca de uma hora.
A reunião foi aberta aos interessados e teve muito boa participação, como se pode ver nas fotos que acompanham esta notícia.
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Subprojeto Biologia Participa de Semana do Acolhimento

Na semana de 14 a 18 de março, ocorreu no campus São Gabriel da UNIPAMPA a Semana de Acolhimento aos Calouros. Na manhã do dia 17, o PIBID Biologia realizou uma série de atividades que serviram como recepção e ambientação dos calouros de Licenciatura em Ciências Biológicas. Com o intuito de informar sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e suas atividades, foi realizada uma dinâmica de interação, jogos didáticos e uma roda de conversa sobre as ações realizadas pelo PIBID nas escolas do município e a sua contribuição para a formação acadêmica.
As atividades contaram com a presença de ex e atuais bolsistas-ID do subprojeto e foram perceptivelmente produtivas, pois os calouros participaram e questionaram, sanando suas dúvidas.
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"Nem tão doce lar"

No dia 23/03/2016, bolsistas ID e supervisora do subprojeto Ciências da Natureza de Uruguaiana, atuantes na EMEF José Francisco Pereira da Silva, levaram os(as) alunos(as) da escola para participar do museu itinerante intitulado “Nem tão Doce Lar”, que teve como proposta problematizar a violência doméstica e os abusos contra mulheres e crianças. Consideramos fundamental que os(as) alunos e alunas percebam como as mulheres estão se posicionando e enfrentando as situações de violência.

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PIBID – EDUCAÇÃO FÍSICA ORGANIZA MUTIRÃO EM ESCOLA PARTICIPANTE DO PROGRAMA

No dia 14 de Março de 2016, os bolsistas do subprojeto Educação Física em conjunto com a comunidade da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Fagundes organizaram um mutirão de revitalização e limpeza dos espaços escolares.  A ideia surgiu a partir das reuniões do subprojeto onde foram observadas as necessidades dos espaços didáticos. Atividades como limpeza, organização dos espaços, pintura e remarcação da quadra poliesportiva uniram a comunidade escolar, buscando a integração e o pertencimento ao espaço escolar.
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Mais uma ação do Pibid Ciências da Natureza – Uruguaiana

Ocorreu no dia 21/03/2016, na Escola Estadual Marechal Cândido Rondon uma palestra realizada pelos representantes da Marinha em Uruguaiana, o Oficial Lucas e a Cabo Ingrid, que foram convidados pelo subgrupo de Biologia para falar sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Vale lembrar que o controle das suas populações é considerado assunto da saúde pública e por isso a grande importância de abranger as escolas e seus alunos no combate ao mosquito.

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PALESTRA SOBRE O MOSQUITO Aedes aegypti: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Por: Alice Lemos Costa
A atividade foi realizada com 59 alunos do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes. Ocorreu nos dias 10 e 11 de Março de 2016, no período da tarde.
Os alunos participaram de uma palestra sobre o assunto em destaque do momento, o mosquito Aedes aegypti. Visando trazer para o meio escolar temas fundamentais para o seu amplo entendimento, abordando aspectos específicos, como: quem é o mosquito; onde ele vive; do que se alimenta; seus hábitos de vida; como reconhecer possíveis focos e como acabar com áreas de procriação; doenças transmitidas pelo mosquito e seus sintomas; como prevenir e combater este mosquito.
O objetivo da palestra foi retirar dúvidas e orientar corretamente os alunos sobre este conteúdo, buscando com esta finalidade a disseminação deste tema para a comunidade. A gravidade da situação atual é alarmante e requer o amplo conhecimento para o combate contra o mosquito Aedes aegypti, pois como as doenças transmissíveis por esta espécie não possuem tratamento, o único modo de combate é ajudar na prevenção e extermínio de possíveis criadouros.

 Alunos da turma 4°B, do quarto ano do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, unidos após o término palestra, contando com a presença da professora Cláudia
Alunos da turma 4°B, do quarto ano do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, unidos após o término palestra, contando com a presença da professora Cláudia

Alunos da turma 5°B, da turma do quinto ano do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, juntamente com a bolsista ID no decorrer da palestra.
Alunos da turma 5°B, da turma do quinto ano do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, juntamente com a bolsista ID no decorrer da palestra.

Alunos da turma 5°C, do quinto ano do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, juntamente com a professora Andrea, após a palestra.
Alunos da turma 5°C, do quinto ano do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes, juntamente com a professora Andrea, após a palestra.

Mural do mês de fevereiro/março da Escola Poli

Por: Alexia Menezes e Alice Lemos
O mural do PIBID na Escola João Pedro Nunes (Figura 1) do mês de fevereiro/março de 2016, foi dedicado aos 150 anos da genética mendeliana. Nele foi publicada uma notícia sobre “o legado de um monge invisível”, retirada da revista de pesquisa FAPESP. A autora Maria Guimarães, conta de forma sucinta, sobre a vida de Mendel e sobre seu trabalho que ficou conhecido como a base da genética: “Experimentos em hibridização de plantas”.
Também foram colocadas imagens ilustrativas de Gregor Johann Mendel (conhecido como pai da genética) e do seu principal material utilizado em suas pesquisas que foi a ervilha-de-cheiro (Pisum sativum), bem como alguns exemplos de cruzamentos realizados.
Neste mural também se salientou a importância deste mês ter sido a primeira vez que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o dia internacional das mulheres e meninas na Ciência. Além de dar boas vindas aos educandos na volta às aulas!
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CLUBE DE CIÊNCIAS DA E.M.E.F. PRESIDENTE JOÃO GOULART

Desde o mês de setembro ocorreram encontros semanais do Clube de Ciências com os alunos Jaqueline Oliveira e Wuesllem Rodrigues, do 7º ano, turma 72 da E.M.E.F. Presidente João Goulart sob orientação da bolsista Ana Maria Bolzan. O tema de estudos, microrganismos, foi escolhido pelos alunos.  Durante esse período, desenvolvemos leituras e discussão de textos da revista Ciência Hoje e notícias de jornais que fossem relacionados ao tema central. Realizamos dois experimentos baseados no método científico. O primeiro experimento foi “Onde encontramos os microrganismos?”, no qual os alunos coletaram amostras de diversos locais da escola (bebedouro, pia, maçaneta…) colocados em meio de cultura e observaram o crescimento de fungos e bactérias (Figuras 1 e 2).
O segundo experimento foi realizado pela aluna Jaqueline, sobre as substâncias tóxicas encontradas no leite. Queríamos saber porque colocam essas substâncias no leite. Através de notícias de jornais levantamos algumas substâncias tóxicas encontradas no leite. Então foi montado um experimento para testar qual a durabilidade do leite puro, do leite com formol, leite com bicarbonato de sódio e leite com água sanitária através de indicadores de pH (Figuras 3 e 4).
Durante uma semana foi verificado o pH das amostras de leite (Figuras 5,6 e 7). Notou-se que o leite puro estragou mais rápido, ficou com mau cheiro e separou a parte líquida da sólida, no segundo dia o pH baixou, indicando acidez. O leite com formol foi o que durou mais tempo e permaneceu até o último dia do experimento com aspecto de leite normal e o pH baixou para 5 somente no último dia de aferição (Figura 8). Com base nas leituras feitas anteriormente e com os resultados do experimento, a aluna concluiu que: “Eles colocavam essas substâncias para que o leite não estragasse e não ficasse com cheiro ruim, por que os microrganismos, como as bactérias e os fungos se criam no leite puro e fazem o leite estragar mais rápido e essas substâncias como: bicarbonato, água sanitária, formol e outras matam esses microrganismos, fazendo com que o leite dure mais tempo”. Foi possível perceber que a aluna entendeu e compreendeu o experimento, assim como seus resultados e suas relações com o cotidiano.
As atividades propostas pelo Clube de Ciências oportunizam aos alunos um ensino através da pesquisa e do método científico, além de estimular o pensamento crítico a partir de situações-problemas presentes no dia-a-dia.

Material utilizado para a realização do experimento
Material utilizado para a realização do experimento

 Amostras coletadas pelos alunos.
Amostras coletadas pelos alunos.

Montagem do experimento.
Montagem do experimento.

Montagem do experimento.
Montagem do experimento.

Verificação do pH das amostras de leite.
Verificação do pH das amostras de leite.

Verificação do pH das amostras de leite.
Verificação do pH das amostras de leite.

Verificação do pH das amostras de leite.
Verificação do pH das amostras de leite.

Amostras ao final do experimento. A primeira dupla de copinhos (de cima para baixo) são as amostras de leite puro, a segunda de leite com água sanitária, a terceira dupla de copinhos são as amostras de leite com formol e a quarta dupla de leite com bicarbonato de sódio.
Amostras ao final do experimento. A primeira dupla de copinhos (de cima para baixo) são as amostras de leite puro, a segunda de leite com água sanitária, a terceira dupla de copinhos são as amostras de leite com formol e a quarta dupla de leite com bicarbonato de sódio.

Bolsistas do PIBID participam de Aula Inagural do Curso de Matemática

No dia 08/03/2016, os bolsistas do PIBID – Subprojeto Matemática – Itaqui-RS, participaram das atividades de boas-vindas aos calouros do curso de Licenciatura em Matemática presentes na Aula Inaugural do curso. Na ocasião apresentaram o programa aos novos acadêmicos, seus objetivos, bem como as atividades realizadas pelos bolsistas na atual escola de atuação do programa, ressaltando, especialmente, a importância do PIBID na Formação Inicial dos acadêmicos de Licenciaturas.FOTO_POST_7_2 FOTO_POST_7_1