PIBID 2014 | Só mais um site Sites da Unipampa | Página: 28

Realizado o 1º Chá Musical do PIBID Letras Espanhol – Jaguarão

11125449_723417831100921_1503341028_n 11271962_723417821100922_890048495_n 11273675_723417814434256_2139663676_n (1) 11287259_723417817767589_1948384921_n 11356086_723417824434255_1325348220_n 11422681_723417827767588_327872954_nNo dia 22 de Maio foi realizado pelo grupo do PIBID Espanhol do campus Jaguarão, a Primeira edição do “Chá Musical do PIBID” que contou com a presença de várias atrações como corais,  apresentações de dança, e músicos que encerraram a noite tocando o melhor  da música latina, em especifico sucessos cantados em espanhol.
A tarde contou com 180 pessoas que puderam aproveitar além dessas atrações, um chá bem quente para esquentar os primeiros dias de frio no município, e uma vasta variedade de salgadinhos para degustar, além de vários prêmios sorteados para os participantes.
Esse evento foi realizado por todos os bolsistas e voluntários do PIBID Espanhol, e contou com a ajuda de vários colaboradores da cidade que ajudaram com doações em diversos setores como: comidas, bebidas e brindes sorteados durante o evento, além da colaboração dos corais e outros grupo que se apresentaram voluntariamente apenas com o intuito de ajudar os componentes do projeto.
A verba arrecada será utilizada para ajudar os bolsistas e voluntários a apresentarem seus trabalhos realizados em eventos da área de espanhol e educação.
 
 

Encontro de Supervisores em Caçapava do Sul

Quatorze professores supervisores, dos subprojetos Biologia/São Gabriel e Física, Química e Matemática/Caçapava do Sul, reuniram-se em Caçapava do Sul no último dia 26 de maio para discutir e avaliar suas experiências no PIBID. O encontro, realizado no Instituto Estadual de Educação Dinarte Ribeiro, foi acompanhado pelos coordenadores de área dos subprojetos, uma professora colaboradora e pela coordenadora de gestão, Profa. Ângela Maria Hartmann. Também participaram do encontro três professoras de duas das seis escolas onde funciona o PIBID em São Gabriel.
Novas ideias para atividades foram surgindo a partir dos relatos inspiradores dos supervisores, que avaliaram o encontro produtivo para o intercâmbio de experiências. Uma das supervisores sugeriu, já no final do encontro, que bolsistas dos subprojetos realizarem oficinas em escolas do município do outro campus. Ou seja, bolsistas do subprojeto Biologia realizarem oficinas para alunos das escolas de Caçapava do Sul e bolsistas de Física, Química e Matemática realizarem oficinas em escolas de São Gabriel. O desafio está proposto! Vamos avaliar sua viabilidade.
O próximo encontro dos supervisores ficou agendado para o segundo semestre de 2015 em escola de São Gabriel.

Professores e Supervisores no IEE DInarte Ribeiro - Caçapava do Sul
Professores e Supervisores no IEE DInarte Ribeiro, Caçapava do Sul, RS.

 

Seleção de Logotipo no Subprojeto Biologia do Campus São Gabriel

Durante os meses de abril e maio, o subprojeto Biologia realizou uma seleção para escolha de logotipo próprio. Para tanto, divulgou-se um edital referente a esta seleção no âmbito de toda UNIPAMPA, sendo que os candidatos poderiam ser de qualquer campus, discentes ou servidores.
Em cada logotipo inscrito na seleção, deveria estar evidente que se tratava do subprojeto Biologia, da UNIPAMPA e do PIBID, e deveriam ser logotipos inéditos.
Três candidatos inscreveram-se, sendo que a eleição foi realizada no dia 12 de maio, e todos integrantes do subprojeto tiveram direito a voto, com exceção dos que participaram como candidatos.
O logotipo eleito está apresentado na figura abaixo, e foi idealizado pelo bolsista-ID do subprojeto Biologia, Marcelo Santos de Souza.
Logo PIBID Oficial
O texto explicativo escrito por Marcelo, que acompanha seu logotipo, é o seguinte:
No logotipo, observam-se as letras da sigla do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência, em fonte Cooper Black, que é uma fonte robusta, remetendo-se à solidez do projeto.
As cores estão em um degradê que vai do azul petróleo ao verde bandeira, representando a natureza e sua beleza.
O primeiro “I” da sigla PIBID é representado por uma fita dupla de DNA, um símbolo da Biologia por ser o “código da vida”. Logo acima desse símbolo está uma coruja, que pousa majestosa. Este ícone traz dois significados: o primeiro é a representação da fauna e sua riqueza. O segundo é um símbolo da docência e da busca pelo conhecimento.
O segundo “I” da sigla vem coroado pela imagem de um trevo (símbolo da instituição), representando assim, a UNIPAMPA. Ainda deste “I”, brotam raízes que entremeiam a palavra Biologia, estimulando a visão de uma árvore, que representa a flora e sua diversidade.
Essa imagem traz como mensagem principal a união entre Instituição (UNIPAMPA), Programa (PIBID) e a Biologia.

Palestra no Subprojeto Biologia de São Gabriel de Ex-Bolsista-ID

Os bolsistas-ID do subprojeto Biologia do Campus São Gabriel tiveram a oportunidade de assistir palestra, em que um ex-bolsista-ID compartilhou as experiências adquiridas durante seu período de atividades no PIBID, em outra instituição de ensino. Geferson Fernando Metz é aluno de mestrado do PPGCB do campus São Gabriel, e foi bolsista-ID durante três anos na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), enquanto cursou Licenciatura em Ciências Biológicas.
IMG_20150505_174601993
O título da palestra foi “Construção Profissional através do PIBID”, a qual procurou inspirar os bolsistas para desenvolverem suas atividades no subprojeto Biologia, e também para ampliarem sua visão e exercerem sua profissão no futuro como docentes. Neste sentido, o palestrante citou o Prof. Jair Putzke, que foi seu coordenador de área: “Talvez uma das intenções mais importantes da EA seja o resgate do sentido da maravilha. Crianças adoram coisas da natureza, podem ficar horas observando-as e adoram espécies e o que elas fazem. Fazem coleções, montam álbuns, saem para observar. Este sentido precisa ser alimentado e mantido para a fase adulta. Entretanto, muito deste maravilhar-se pela natureza é perdido!”
Geferson mostrou um retrato da presença do PIBID nas escolas da cidade de Santa Cruz do Sul, e apresentou atividades que o grupo do qual participava desenvolveu, entre as quais estavam: construção de maquetes com as quais se pode interagir (inclusive maquetes comestíveis), cartazes tri-dimensionais, bonecos manipuláveis, como um ‘dinossauro pilotado’, atividades de pintura, construção de hortas do tipo vertical, em garrafas e em pneus, canteiro de chás, composteira, destiladores e filtros, apresentação de peças de teatro, de teatro e diálogos, palestras sobre uso de drogas e educação alimentar, atividades com reciclagem de materiais (como montagem de um jogo de xadrez), visitação de laboratórios da UNISC por alunos das escolas da cidade, trilhas em reservas naturais, desenvolvimento de jogos de Física, entre outras.
Citou ainda Monicka Christi: “Educar realmente é sensibilizar a alma para que prossiga com autonomia criando novos caminhos.” E compartilhou que procurava, através de suas atividades, criar multiplicadores de ideias entre os alunos. A palestra aconteceu no dia 5 de maio, na sala de seminários, sala 317 do campus de São Gabriel.
IMG_20150505_182420346IMG_20150505_182436212

PIBID na semana acadêmica do curso Ciências da Natureza

O PIBID Ciências da Natureza foi responsável pela organização e dinamização do “II Colóquio Interdisciplinar:Interdisciplinaridade e Contextualização” na IV Semana Acadêmica do Curso de Ciências da Natureza, realizado no dia 5 de maio de 2015, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, com a participação das professoras doutoras Maira Ferreira da UFPEL e Ângela Hartmann da UNIPAMPA. POST_8_FOTO_4 POST_8_FOTO_3 POST_8_FOTO_2 POST_8_FOTO_1

PIBID Ciências da Natureza recebe prêmio

O PIBID Ciências da Natureza foi premiado na IV SEMALI do Curso de Ciências da Natureza, Campus Uruguaiana, na categoria Ensino, modalidade pôster, com o trabalho intitulado “Pesquisa socioantropológica: uma estratégia de (re)conhecimento e aproximação entre a Escola e seu contexto”, de autoria de Ronan Moura Franco, Sara Hanne Hijazin, Silvana Chaves Araujo, Murilo Ricardo Sigal Carriço e Rita Cristina Gomes Galarça.POST_7_FOTO

Oficina no Subprojeto Biologia de São Gabriel sobre Uso de Laboratórios

Os bolsistas de iniciação à docência do Subprojeto Biologia, do PIBID em São Gabriel, participaram de oficina intitulada “Normas de Segurança em Laboratórios, Gerenciamento de Resíduos e Limpeza de Microscópios”.
Os bolsistas-ID frequentam e utilizam laboratórios nas disciplinas do curso de Ciências Biológicas e também em projetos, tanto do PIBID como em outros, de pesquisa e de monitoria.
Entre os objetivos da oficina, estava o de aprofundar o conhecimento dos bolsistas-ID acerca de procedimentos a serem tomados no laboratório em relação à prevenção de acidentes, assim como para sua remediação.
Outros objetivos da oficina foram instruir quanto à forma adequada de tratar com resíduos gerados em laboratórios, e em relação ao bom manejo e limpeza de um microscópio e de seus componentes.
As datas utilizadas para sua realização foram anteriores ao reinício do primeiro semestre de 2015, nos dias 05 e 06 de março, perfazendo um total de 8 h de oficina. O local de realização foi o laboratório de Microbiologia, sala 005 do campus São Gabriel.
Como palestrantes e ministradoras da oficina, tivemos o privilégio de contar com as técnicas de laboratório de Biologia, Rutilene Roll e Aline Peres Krolow.
20150429_144134
DSCF5393
DSCF5396

Educação Física realiza oficinas de formação

O PIBID Educação Física realizou 22 horas de formação com os pibidianos. As oficinas ocorreram de 15 a 29 de Janeiro e tiveram como objetivo contribuir para a articulação entre teoria e prática, necessárias à formação docente, buscando elevar a qualidade da formação inicial e da Educação Física escolar.
Foram desenvolvidas oficinas de:

  • Slackline e esportes de raquete: uma oportunidade de vivenciar o diferente na escola;
  • A pesquisa qualitativa na Educação Física;
  • Preparação profissional do professor de Educação Física e a prática pedagógica;
  • Roda de conversa: Planejamento da Educação Física na escola – possibilidades de reflexões;
  • Pilates e street dance como possibilidades da Educação Física escolar;
  • Dança na escola;
  • Esgrima, Thai-shi e jogos de combate como possibilidades da Educação Física escolar.

 
9 L5 L4 7 6 S14 S1 3 L1 DSCN4093 DSCN4090 R3 L13 L8 L6

Resultado da Seleção de Março de 2015

Encontram-se publicados na portal do PIBID/UNIPAMPA os resultados dos editais de seleção para bolsistas de iniciação à docência (Edital 61/2015) e de professores supervisores (Edital 62/2015 retificado pelo edital 73/2015). Ver resultados aqui.
Foram selecionados 38 acadêmicos para assumir – de imediato – vagas em dez subprojetos e mais 108 acadêmicos como suplentes para os dezesseis subprojetos.
Também foram selecionados quatro supervisores para assumir vagas em escolas vinculadas aos subprojetos Matemática (Bagé), Biologia (São Gabriel) e História (São Borja).
Os bolsistas de iniciação à docência e de supervisão selecionados iniciam suas atividades em 01 de abril de 2015.