Por: Alice Lemos Costa
A atividade foi realizada com 59 alunos do ensino fundamental da E.E.E.M João Pedro Nunes. Ocorreu nos dias 10 e 11 de Março de 2016, no período da tarde.
Os alunos participaram de uma palestra sobre o assunto em destaque do momento, o mosquito Aedes aegypti. Visando trazer para o meio escolar temas fundamentais para o seu amplo entendimento, abordando aspectos específicos, como: quem é o mosquito; onde ele vive; do que se alimenta; seus hábitos de vida; como reconhecer possíveis focos e como acabar com áreas de procriação; doenças transmitidas pelo mosquito e seus sintomas; como prevenir e combater este mosquito.
O objetivo da palestra foi retirar dúvidas e orientar corretamente os alunos sobre este conteúdo, buscando com esta finalidade a disseminação deste tema para a comunidade. A gravidade da situação atual é alarmante e requer o amplo conhecimento para o combate contra o mosquito Aedes aegypti, pois como as doenças transmissíveis por esta espécie não possuem tratamento, o único modo de combate é ajudar na prevenção e extermínio de possíveis criadouros.
Imagens
Mural do mês de fevereiro/março da Escola Poli
Por: Alexia Menezes e Alice Lemos
O mural do PIBID na Escola João Pedro Nunes (Figura 1) do mês de fevereiro/março de 2016, foi dedicado aos 150 anos da genética mendeliana. Nele foi publicada uma notícia sobre “o legado de um monge invisível”, retirada da revista de pesquisa FAPESP. A autora Maria Guimarães, conta de forma sucinta, sobre a vida de Mendel e sobre seu trabalho que ficou conhecido como a base da genética: “Experimentos em hibridização de plantas”.
Também foram colocadas imagens ilustrativas de Gregor Johann Mendel (conhecido como pai da genética) e do seu principal material utilizado em suas pesquisas que foi a ervilha-de-cheiro (Pisum sativum), bem como alguns exemplos de cruzamentos realizados.
Neste mural também se salientou a importância deste mês ter sido a primeira vez que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o dia internacional das mulheres e meninas na Ciência. Além de dar boas vindas aos educandos na volta às aulas!