Concurso AstroArte | Planetário da Unipampa

Concurso AstroArte

EDITAL

2° Concurso AstroArte do Planetário da Unipampa

  1. DO OBJETIVO

Este concurso é um evento cultural promovido pelo Planetário da Unipampa e busca incentivar as expressões artísticas da comunidade acadêmica  da Unipampa nas categorias de astrofotografiaastrografiteastrodesenhoastromusica e vídeo fulldome com a temática “O planetário e a Lua”.

  1. DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

2.1 Serão aceitas inscrições de membros da comunidade acadêmica (alunos e servidores) dos 10 campi da  Unipampa, podendo cada pessoa se inscrever em mais de uma categoria.

2.2 Não serão aceitas inscrições de membros da comunidade acadêmica em afastamento ou com a matrícula trancada.

2.3 Os trabalhos deverão ser realizados com material próprio. Os organizadores do evento não irão fornecer nenhum tipo de  material para os inscritos.

  1. DAS INSCRIÇÕES

As inscrições para o 2° concurso AstroArte do Planetário da Unipampa deverão ser  realizadas no período de 07 de outubro até dia 15 de novembro de 2019 (PRORROGADAS ATÉ DIA 22 DE NOVEMBRO) nas categorias abaixo:  

3.1– Astrofotografia

3.1.1 Serão aceitas fotografias realizadas no período de 01/01/2019 até 15/11/2019 sendo verificado no arquivo original a veracidade das mesmas. 

3.1.2   Serão aceitas fotografias que respeitem a temática “O Planetário e a Lua”, ou seja, na composição da foto deverá aparecer o planetário da Unipampa e a Lua.

3.1.3 Não há restrição à técnica utilizada ou ao tipo de coloração, podendo as imagens ser coloridas ou em preto e branco.

3.1.4    Não serão aceitas fotos realizadas com 2 ou mais exposições.

3.1.5 Deverá ser enviada no ato da inscrição a foto original em um arquivo .jpg de até 30MB.

3.2- Astrografite

3.2.1 Serão aceitos trabalhos de pintura feitos com tinta spray, lápis aquarela ou qualquer outra tinta ou item de pintura  em qualquer material com dimensões mínimas de 210 mm de largura e 297 mm de altura.

3.2.2 Deverá ser enviada no ato da inscrição a foto da pintura em um arquivo .jpg  de até 30 MB.

3.2.3 Serão aceitas pinturas com interpretação livre do tema “O Planetário e a Lua”.

3.2.4 As pinturas  selecionadas na 1° etapa deverão ser entregues no Planetário  em data e horário a combinar.

3.3- Astrodesenho

3.3.1 Serão aceitos desenhos feitos com lápis grafite  em papel branco de dimensão A4.

3.3.2 Deverá ser enviada no ato da inscrição a imagem escaneada do desenho em um arquivo .jpg de até 30 MB.

3.3.3 Serão aceitos desenhos com a interpretação livre do tema “O Planetário e a Lua”.

3.3.4 Os desenhos  selecionados na 1° etapa deverão ser entregues no Planetário  em data e horário a combinar.

3.4 – Astromusica

3.4.1 – Serão aceitas músicas de composição própria (instrumental ou com voz) com a duração de 1:00 até 4:00 minutos.

3.4.2 –  Deverá ser enviada no ato da inscrição a música em um vídeo no formato .mp4 de até 30 MB que apareça a foto e o nome do participante.

3.4.3 –  Serão aceitas música com a interpretação livre do tema “O Planetário e a Lua”.

3.5 – Projeção FullDome

3.5.1 – Serão aceitos vídeos de criação própria com a duração mínima de  1:00 minuto em perspectiva olho de peixe que preencha o ângulo de visão de 180°.

3.5.2 – Deverá ser enviado no ato de inscrição o vídeo em formato .mp4 fazendo a especificação do programa que foi usado para a construção do vídeo.

3.5.3 –   Serão aceitos vídeos com a interpretação livre do tema “O Planetário e a Lua”.

3.4– Documentação

A inscrição deve ser realizada pelo e-mail: concursoastroarte@gmail.com, contendo no assunto do e-mail: INSCRIÇÃO Concurso Astroarte – CATEGORIA (identificar a categoria)” .

No corpo do e-mail devem ser preenchidos os seguintes dados:

Nome:

Data de nascimento:

Matrícula ou SIAPE:

Cargo ou Curso:

Categoria do concurso:

Telefone para contato:

Nacionalidade:

Deverão ser anexados ou compartilhados (via Drive do gmail ou Dropbox) no ato da  inscrição os seguintes itens:

  • Comprovante de matrícula, para alunos  e atestado de pleno exercício para servidores. 
  • E o trabalho realizado de acordo com a categoria.

Cada pessoa poderá inscrever apenas um trabalho por categoria.

  1. DA SELEÇÃO E RESULTADOS

O concurso será desenvolvido em duas etapas: a primeira, será através de votação online na página do Planetário da Unipampa no facebook, onde os três trabalhos mais votados de cada categoria participarão da segunda etapa, onde a comissão do concurso formada pelo comitê executivo do Planetário da  Unipampa classificará os trabalhos e divulgará o resultado na 5° Noite das Estrelas que será realizada no dia 30 de novembro de 2019.

  1. DISPOSIÇÕES FINAIS

Será ofertado à comunidade acadêmica da Unipampa um Workshop que versará sobre as categorias do concurso.

A participação no Workshop não é obrigatória para a participação no concurso.

Comissão Organizadora.