Centros Educativos | Educação Superior Binacional

Centros Educativos

Instituciones Educativas de la Frontera

Rivera/Sant’Ana Do Livramento

 

El CUR comienza su trayectoria en el año 1958, con experiencias curriculares de la en aquel entonces Escuela Universitaria de Enfermería. En el año 1986 se constituye la comisión pro Casa de la Universidad, logrando en 1988, que se creara la Casa de la Universidad de Rivera. En febrero del año 2000 la Junta Departamental de Rivera declara de interés departamental todos los cursos universitarios de la Casa de la Universidad. Debido a un importante incremento de la matrícula estudiantil, en el año 2002, se crea el Centro Universitario de Rivera (CUR). A fines del año 2008, la Universidad adquiere dos inmuebles en la ciudad de Rivera (en la calle Ituzaingó 667), donde actualmente funciona la Sede.

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) fez parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil. Um Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Ministério da Educação, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), previu a ampliação do Ensino Superior na metade sul do estado do Rio Grande do Sul. A Universidade Federal do Pampa foi criada pelo governo federal por meio da lei nº 11.640, de 11/01/2008, para minimizar o processo de estagnação econômica onde está inserida, pois a educação viabiliza o desenvolvimento regional, buscando ser um agente da definitiva incorporação da região ao mapa do desenvolvimento do Rio Grande do Sul. A expansão da educação pública superior, com a criação da Universidade Federal do Pampa, além de concretizar um antigo sonho da população, permite que a juventude, ávida de conhecimentos, permaneça em sua região de origem e adquira as informações necessárias para impulsionar o progresso de sua região, no momento em que se forma mão-de-obra qualificada, e aumenta-se a autoestima de seus habitantes, tendo, como conseqüência, o surgimento de novas famílias, cujos filhos vislumbrarão opções para que se desenvolvam sociedades cultural e economicamente independentes.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), é uma escola pública e federal, que oferece educação profissional e tecnológica de qualidade e de forma gratuita para todos; integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, foi criado a partir do CEFET-RS, mediante Lei n°11.892, de 29 de dezembro de 2008. O IFSul, cuja sede administrativa está localizada em Pelotas/RS, é formado por quatorze câmpus: Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Sapucaia do Sul, Charqueadas, Passo Fundo, Bagé, Camaquã, Venâncio Aires, Santana do Livramento, Sapiranga, Lajeado, Gravataí, Jaguarão e Novo Hamburgo. O Instituto Federal, caracterizado pela verticalização do ensino, oferta educação profissional e tecnológica em diferentes níveis e modalidades de ensino, assim como articula a educação superior, básica e tecnológica. A Instituição reúne elementos singulares para a definição de sua identidade, assumindo papel representativo de uma verdadeira incubadora de políticas sociais, uma vez que constrói uma rede de saberes que entrelaça cultura, trabalho, ciência e tecnologia em favor da sociedade.

UTEC es una propuesta de educación pública, de perfil tecnológico, que nace comprometida con la ampliación de la oferta terciaria universitaria en el interior de Uruguay, fomentando el vínculo con el medio productivo y la promoción del desarrollo social y cultural del país. Los Institutos Tecnológicos Regionales (ITR) son la expresión de UTEC en el territorio. Se ubican en diferentes puntos del interior del país, en base al relevamiento de las necesidades de formación en las distintas regiones. Son los polos que administran las actividades de la región y actúan buscando construir un diálogo con el entorno, mediante una fuerte vocación descentralizadora. El siguiente mapa refleja la ubicación de cada ITR y las regiones que abarca cada uno, además de la ubicación de cada centro educativo.

Originada de demandas das regiões da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, a Urcamp é uma Instituição de Ensino Superior que propõe atividades alicerçadas de maneira regional, comunitária e filantrópica. Estes pilares configuram a responsabilidade social diante de sua comunidade.

Prioriza interesses coletivos e comunitários a partir de umaducação transformadora das pessoas e da realidade na oferta de cursos de graduação, pós-graduação, ensino médio e técnico, além de educação básica. Projeta sua ação partindo do campus central, em Bagé, e se estende por municípios como Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel.

A Instituição tem como objetivo ”ministrar o ensino de graduação, de pós-graduação e de formação tecnológica; oferecer cursos presenciais e não presenciais; promover cursos de extensão universitária; fornecer assessoria científica e tecnológica e desenvolver a pesquisa, as ciências, as letras e as artes, enfatizando os aspectos ligados à formação humanística e à inovação, à transferência e à oferta de tecnologia, visando ao desenvolvimento regional sustentável, o aproveitamento de vocações e de estruturas culturais e produtivas locais”, de acordo com a lei de criação n.º 11.646, de 10 de julho de 2001.

A Uergs está estrategicamente localizada em 24 municípios gaúchos, que são: Alegrete, Bagé, Bento Gonçalves, Botucaraí – Soledade, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Frederico Westphalen, Guaíba, Litoral Norte – Osório, Montenegro, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Sananduva, Santa Cruz do Sul, São Borja, São Francisco de Paula, Santana do Livramento, São Luiz Gonzaga, Tapes, Três Passos  e Vacaria.

El Consejo de Educación Técnico Profesional (CETP) de la Universidad del trabajo del Uruguay (UTU) depende de la Administración Nacional de Educación Pública.

Su oferta educativa contempla propuestas, desde ciclo básico tecnológico hasta educación media superior y terciaria, conformadas por diversas aéreas, por ejemplo: administración, aeronáutica, audiovisual, arte, construcción, comunicación, electrónica, electromecánica, mecánica, hoteleros y turismo, gastronomía, informática, vestimenta, belleza, logística, marketing, entre otras.

El Consejo de Formación en Educación es el ente de educación terciaria pública perteneciente a la Administración Nacional de Educación Pública (ANEP) en Uruguay que tiene como cometido la formación de profesionales de la educación, incluyendo la formación de maestros, profesores, profesores y maestros técnicos y educadores sociales.