Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência | Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde da UNIPAMPA

Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Urgência e Emergência

IDENTIFICAÇÃO: 

OBJETIVOS:

Capacitar e instrumentalizar profissionais Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Nutricionistas para o trabalho multiprofissional nos serviços de compõem a Rede de Atenção às Urgências e Emergências.

1-Desenvolver habilidades e competências de Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Nutricionistas para atuar nas linhas de cuidado prioritárias – trauma, cardiologia e neurologia – considerando as especificidades do ciclo vital.

2-Desenvolver habilidades e competências de Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Nutricionistas para atuar nos cenários de cuidado intra e extra hospitalares que compõem a Rede de Atenção às Urgências e Emergências: unidade de emergência; unidade de pronto atendimento; unidades de cuidados intensivos, clínicos e cirúrgicos; serviços/programas de vigilância e promoção da saúde; e programas/projetos de prevenção de situações críticas de vida.

3-Desenvolver habilidades e competências de Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Nutricionistas para atuar junto à equipe multiprofissional, de forma interdisciplinar, para resolução dos problemas e controle das situações de urgência e emergência.

4-Desenvolver habilidades e competências de Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas e Nutricionistas para atuar com crítica, reflexão, ética, senso de responsabilidade social e cidadania, posicionamento político e embasamento técnico científico nas situações de Urgência e Emergência, assegurando os princípios do SUS e o atendimento das reais necessidades de saúde da população.

METODOLOGIA DO CURSO: 

Tempo Integral com dedicação exclusiva. A carga horária semanal será de (60) sessenta horas (48h práticas e 12h teóricas), com duração de 24 meses.

A metodologia de ensino e aprendizado deverá envolver estratégias e métodos que fomentem e possibilitem a produção do conhecimento a partir da contextualização, da interdisciplinaridade e da relação teórica e prática. Dentro das teorias interacionistas da educação, a problematização foi definida como a metodologia ativa para nortear estratégias didáticas do RUE. Esse processo está centrado no sujeito da aprendizagem, na construção do conhecimento de forma proativa, na busca de novas formas de pensar e intervir na realidade, na construção do conhecimento individual e coletivo e na integração entre teoria e prática.

Nesse sentido, destaca-se que os recursos didáticos utilizados para operacionalizar a metodologia de ensino e aprendizado serão:

  • Rodas de discussão;
  • Apresentação e discussão de casos clínicos;
  • Análise situacional e contextualizada;
  • Seminários estruturados e livres;
  • Textos reflexivos;
  • Relatórios de atividades práticas.

CARGA HORÁRIA: 

Teoria 1152 horas (20%)
Prática 4608 horas (80%)
Total 5760 horas (100%)

EQUIPE DOCENTE: 

Nome  Titulação  Ênfase ou área  

relacionada

Josefine Busanello Doutora Enfermagem
Kelly Velozo Doutora Enfermagem
Raquel Pötter Garcia Doutora Enfermagem
Letícia Cardoso Doutora Enfermagem
Daiana Ávila Doutora Farmácia
Fernanda Bruxel Doutora Farmácia
Antonio Adolfo Mattos de Castro Doutor Fisioterapia
Eloá Chiquetti Doutora Fisioterapia
Franck Peçanha Doutor Fisioterapia
Nelson Francisco Serrão Júnior Doutor Fisioterapia
Fabiane Copês Doutora Nutrição
Ana Letícia Vargas Barcelos Doutora Nutrição

PRECEPTORES:

Nome  Titulação  Ênfase ou área relacionada
Marta Panciera Blanco  Especialista  Enfermagem
Darlene Rosa Tambara  Especialista  Enfermagem

 

Graciane Lafuente Pereira  Especialista  Enfermagem
Liliane Oliveira  Especialista  Enfermagem
Naira Thalita Castro Pessano  Especialista  Farmácia
Rafael Malheiros  Especialista  Fisioterapia
Daniel Felber  Especialista  Fisioterapia
Paola Gomez  Especialista  Fisioterapia
Ana Cláudia Schenkel  Especialista  Fisioterapia
Soneli Garbinatto  Especialista  Nutrição

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

A RUE está em discussão e aprimoramento constante, o núcleo docente assistencial estruturante do programa e da COREMU, tem trabalhado na reformulação da proposta, buscando a qualificação do programa. Dessa forma, o Projeto Político pedagógico do RUE está em constante transição e aperfeiçoamento. Para maiores informações sobre a última versão desse projeto, clique aqui.

Documentos e modelos 2022:

Semana Padrão 2022-2

Semana Padrão 2022/1

Cronograma de atividades introdutórias – 2022/1

Cronograma entrega de documentos de registro 2022

Modelo de Plano de Trabalho Semestral

Modelo de relatório bimestral

Modelo de comprovante de frequência mensal

Fluxo RUE – 2022

Modelo de ata para registro de atividades e orientações