Atividades

O programa de extensão Programa C se propõe a resolver problemas locais com o apoio de tecnologias computacionais e o envolvimento da comunidade (acadêmica e externa). O programa é composto de seis atividades: Gera!, Resolve!, ComputAÇÃO, Gurias na Computação, 5C e Programa C + Educação Básica.

Na atividade Gera! são levantados problemas da comunidade local.

Problemas identificados na atividade Gera! são analisados e abordados na atividade Resolve!, levando em conta os interesses dos envolvidos, bem como a viabilidade para solucioná-los.

As atividades ComputAÇÃO e Programa C + Educação Básica promovem ações para divulgar a área da Computação, respectivamente, junto à comunidade e à Educação Básica.

A inserção da mulher na Computação é colocada em perspectiva por meio do Gurias na Computação.

Através da atividade 5C, a interação entre Computação e Cultura é abordada, buscando promover espaços para protagonismo de discentes e de docentes da área da Computação em diálogo com a comunidade local. Dentre as ações vinculadas a esta atividade, destaca-se o projeto Motus – Movimento Literário Digital que visa incentivar à produção de obras literárias e intensificar o interesse pela literatura em cidadãos e estudantes.

Com as diferentes ações organizadas pelo Programa C, busca-se ampliar a inserção da Computação do Campus Alegrete na comunidade local, ampliar o espaço da sala de aula, construir conhecimento a respeito de diferentes domínios, contribuir a um melhor conhecimento da área da Computação e divulgar aquilo que é produzido na Universidade.

Estudantes da educação básica, idosos, mulheres, escritores, e instituições públicas e privadas são alguns dos segmentos da sociedade contemplados pelo programa Programa C.