As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978) | Só mais um site Sites da Unipampa

As Políticas Públicas de Formação de Professores em impressos pedagógicos: O caso da Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1951-1978)

Este projeto de pesquisa situa-se no campo dos estudos relacionados à História da Educação Brasileira, de forma mais específica vincula-se às investigações que problematizam as políticas públicas e educacionais de formação de professores.

Neste sentido, vincula-se a uma perspectiva histórica de dialogar sobre a presença destas políticas na história da educação de nosso país. Nesta medida temos como escopo a identificação e a discussão das políticas públicas e educacionais de formação de professores presentes na Revista do Ensino no período de 1951 a 1978.

Esta proposta, portanto, apresenta a intenção de investigar a veiculação de materiais, orientações, ideias, diretrizes pedagógicas e indicações metodológicas presentes nas edições da Revista do Ensino no período em estudo.

Portanto, busca-se compreender o funcionamento da imprensa pedagógica impressa, bem como o potencial em transmitir ideais e o discurso oficial da Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul dirigido aos professores.

O procedimento metodológico adotado por nosso trabalho fundamenta-se na perspectiva dialética.

Nesta direção, escolhemos a vertente metodológica histórico-crítica, que busca compreender a questão educacional, a partir do desenvolvimento histórico objetivo.

Isso significa compreender a educação no contexto da sociedade humana, e como ela está organizada e como ela pode contribuir para a transformação da sociedade.

Nesta direção, este projeto de pesquisa tem por objetivo disponibilizar as imagens digitalizadas da Revista do Ensino para pesquisadores da Educação, História, História da Educação e interessados na temática de impressos pedagógicos.