- Carga Horária: 360 horas
- Duração: 18 a 24 meses
- Componentes Obrigatórios (Grupo A): 3 (90 h)
- Componentes Específicos (Grupo B): 6 (180 h)
- Componentes Transversais (Grupo C):1 (30 h)
- Componentes Eletivos (Grupo D): 2 (60 h)
Componentes Obrigatórios – Grupo A
1º semestre:
- Currículo de Ciências na Educação Básica
- Projeto de Pesquisa e Intervenção
3º semestre:
- Prática de Pesquisa e Intervenção
Componentes Específicos – Grupo B – Escolher 6 componentes
- Alfabetização Científica e o Ensino de Astronomia
- Astrobiologia
- Ficção Científica no Ensino de Astronomia
- Jogos no Ensino de Astronomia
- O Sistema Solar para o Ensino Fundamental
- Recursos didáticos e tecnológicos para ensino de astronomia
- Telescópios – o nosso olho para o universo
- Tópicos da Astronomia no dia a dia
Componentes Transversais – Grupo C – Escolher 1 componente
- A Ciência Moderna, o Currículo e os Saberes Tradicionais
- Análise Textual Discursiva
- Cartografia como Método de Pesquisa-Intervenção em sala de aula
- Construção de habilidades socioemocionais em sala de aula
- Construção de Recursos Didáticos Assistivos
- Interface entre Ciência e Cinema
- Os Territórios da Ciência e da Religião
- Práticas Educativas sobre Corpo, Gênero e Sexualidade
Componentes Eletivos – Grupo D – escolher 2 componentes
- A Invenção de Mundos como estratégia de currículo emergente
- Alfabetização Científica no Ensino de Ciências
- Aprender para Ensinar Geologia
- Aprendizagem criativa com software Scratch
- Aspectos históricos e a ferramenta micro: Bit
- Atividades Curriculares Integradas ao Pensamento Computacional
- Biodiversidade e Educação Ambiental
- Botânica e Meio Ambiente
- Cotidiano e Geologia
- Criação de objetos de aprendizagem usando ferramentas de autoria
- Design Instrucional para cursos online
- Educação em solos: princípios, teoria e métodos
- Ensino de Física nos Anos Iniciais
- Ensino de Matemática nos Anos Iniciais
- Esporte de Orientação na Escola
- Geotecnologias no Ensino Fundamental
- Gerenciamento de Resíduos e Coleta Seletiva
- Indicadores ambientais em sistemas aquáticos e terrestre
- Iniciação a Projetos de automação residencial
- Introdução a Computação Criativa
- Introdução a Microcontroladores
- Introdução a Programação com Scratch
- Introdução ao Ensino de Circuitos Elétricos
- Introdução ao Pensamento Computacional
- Investigando os fenômenos da natureza por meio de projetos
- Introdução ao Ensino de Circuitos Elétricos
- Introdução ao Pensamento Computacional
- Investigando os fenômenos da natureza por meio de projetos
- Jogos e Gamificação na Educação Básica
- Laboratório de Programação de Jogos na Educação Básica
- Medidas Elétricas e Sensores
- Meio Ambiente e Sustentabilidade: possibilidades investigativas
- Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
- Metodologias para concepção e avaliação de atividades para o PC
- O ensino de Química nos Anos Iniciais
- O Meio Ambiente no Contexto dos Direitos Humanos Fundamentais
- Oficinas de Robótica Educacional com Arduino
- Paulo Freire e o Ensino Científico e Tecnológico
- Práticas com Computação Criativa
- Práticas do Pensamento Computacional
- Princípios da Geofísica no Ensino Fundamental
- Produção de Materiais Didáticos Anos Finais
- Produção de materiais didáticos anos finais – Biologia e Química
- Produção de Materiais Didáticos para os Anos Iniciais – Matemática
- Programação em Blocos para Crianças
- Re-construção de jogos digitais com Scratch
- Resíduos e seu reaproveitamento: estratégias Lixo Zero
- Sociedade e Natureza
- Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino e formação de professores e sua metodologia
- Tecnologias educacionais em redes colaborativas
- Uso de multimeios digitais anos finais – Biologia e Química
- Uso de multimeios digitais anos finais – Física
- Uso de Multimeios Digitais nos Anos Iniciais – Matemática