Astronomia

  • Carga Horária: 360 horas
  • Duração: 18 a 24 meses
  • Componentes Obrigatórios (Grupo A): 3 (90 h)
  • Componentes Específicos (Grupo B): 6 (180 h)
  • Componentes Transversais (Grupo C):1 (30 h)
  • Componentes Eletivos (Grupo D): 2 (60 h)

Componentes Obrigatórios – Grupo A

1º semestre:

  • Currículo de Ciências na Educação Básica
  • Projeto de Pesquisa e Intervenção

3º semestre:

  • Prática de Pesquisa e Intervenção

Componentes Específicos Grupo B – Escolher 6 componentes

  • Alfabetização Científica e o Ensino de Astronomia
  • Astrobiologia
  • Ficção Científica no Ensino de Astronomia
  • Jogos no Ensino de Astronomia
  • O Sistema Solar para o Ensino Fundamental
  • Recursos didáticos e tecnológicos para ensino de astronomia
  • Telescópios – o nosso olho para o universo
  • Tópicos da Astronomia no dia a dia

Componentes Transversais – Grupo C – Escolher 1 componente

  • A Ciência Moderna, o Currículo e os Saberes Tradicionais
  • Análise Textual Discursiva
  • Cartografia como Método de Pesquisa-Intervenção em sala de aula
  • Construção de habilidades socioemocionais em sala de aula
  • Construção de Recursos Didáticos Assistivos
  • Interface entre Ciência e Cinema
  • Os Territórios da Ciência e da Religião
  • Práticas Educativas sobre Corpo, Gênero e Sexualidade

Componentes Eletivos – Grupo D – escolher 2 componentes

  • A Invenção de Mundos como estratégia de currículo emergente
  • Alfabetização Científica no Ensino de Ciências
  • Aprender para Ensinar Geologia
  • Aprendizagem criativa com software Scratch
  • Aspectos históricos e a ferramenta micro: Bit
  • Atividades Curriculares Integradas ao Pensamento Computacional
  • Biodiversidade e Educação Ambiental
  • Botânica e Meio Ambiente
  • Cotidiano e Geologia
  • Criação de objetos de aprendizagem usando ferramentas de autoria
  • Design Instrucional para cursos online
  • Educação em solos: princípios, teoria e métodos
  • Ensino de Física nos Anos Iniciais
  • Ensino de Matemática nos Anos Iniciais
  • Esporte de Orientação na Escola
  • Geotecnologias no Ensino Fundamental
  • Gerenciamento de Resíduos e Coleta Seletiva
  • Indicadores ambientais em sistemas aquáticos e terrestre
  • Iniciação a Projetos de automação residencial
  • Introdução a Computação Criativa
  • Introdução a Microcontroladores
  • Introdução a Programação com Scratch
  • Introdução ao Ensino de Circuitos Elétricos
  • Introdução ao Pensamento Computacional
  • Investigando os fenômenos da natureza por meio de projetos
  • Introdução ao Ensino de Circuitos Elétricos
  • Introdução ao Pensamento Computacional
  • Investigando os fenômenos da natureza por meio de projetos
  • Jogos e Gamificação na Educação Básica
  • Laboratório de Programação de Jogos na Educação Básica
  • Medidas Elétricas e Sensores
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade: possibilidades investigativas
  • Metodologia do Ensino de Ciências Naturais
  • Metodologias para concepção e avaliação de atividades para o PC
  • O ensino de Química nos Anos Iniciais
  • O Meio Ambiente no Contexto dos Direitos Humanos Fundamentais
  • Oficinas de Robótica Educacional com Arduino
  • Paulo Freire e o Ensino Científico e Tecnológico
  • Práticas com Computação Criativa
  • Práticas do Pensamento Computacional
  • Princípios da Geofísica no Ensino Fundamental
  • Produção de Materiais Didáticos Anos Finais
  • Produção de materiais didáticos anos finais – Biologia e Química
  • Produção de Materiais Didáticos para os Anos Iniciais – Matemática
  • Programação em Blocos para Crianças
  • Re-construção de jogos digitais com Scratch
  • Resíduos e seu reaproveitamento: estratégias Lixo Zero
  • Sociedade e Natureza
  • Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino e formação de professores e sua metodologia
  • Tecnologias educacionais em redes colaborativas
  • Uso de multimeios digitais anos finais – Biologia e Química
  • Uso de multimeios digitais anos finais – Física
  • Uso de Multimeios Digitais nos Anos Iniciais – Matemática

Faça sua inscrição