Quem somos | Tuna: gênero, educação e diferença

Quem somos

O Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença, é composto por pesquisadoras/es de dois campi da UNIPAMPA, de outras IES (UFSC e UFSM) e associadas. No campus Uruguaiana, a maior parte das investigações estão ligadas ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da vida e Saúde. No campus Dom Pedrito, as investigações estão centradas nas ações afirmativas para indígenas, no ensino superior, vinculadas a um projeto de rede de pesquisa, do Instituto de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (IBP), localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. O IBP congrega pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, sendo a rede que compomos, formada pelo Tuna/UNIPAMPA, investigadoras/res da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal do Amazonas. Sendo Dom Pedrito, um campus que não possui Programa de Pós-Graduação próprio, desenvolveu-se um trabalho de colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria. Com vistas a unificar os esforços de pesquisa e produzir conhecimento comparado e regional, desenvolvemos o projeto de pesquisa Marcadores da diferença, interseccionalidades e a produção de alteridades nos processos educativos e de socialização, em Uruguaiana e Dom Pedrito. Por fim, destaca-se o trabalho em rede desenvolvido por meio do projeto Estudos da judicialização da “violência de gênero” e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina – estudo de caso em Uruguaiana. Este compõe uma rede de pesquisa binacional em torno de questões relativas a políticas públicas de enfrentamento da violência de gênero contra mulheres em parceria com LEVIS/UFSC, coordenador e executor nacional do projeto.