História da entidade | Centro Acadêmico do Campus Alegrete

História da entidade

Fundado em 18 de maio de 2007, o então Centro Estudantil do Centro de Tecnologia de Alegrete – Unipampa (CECTA) foi precursora sobre as representações estudantis em toda a Instituição. Sendo responsável pela constituição de diversos Diretórios Acadêmicos (DAs) no Campus, organizador das calouradas para recepção de ingressantes e semanas acadêmicas, o CECTA tem estado presente representando a classe estudantil para as suas necessidades. Além disso, a entidade esteve presente em lutas pela garantia de moradia e assistência estudantil, auxílio às causas apresentadas pelos alunos e comunidade alegretense.

Com o passar dos anos, houve a reformulação da nomenclatura das Unidades Acadêmicas, passando a serem denominadas apenas de Campus, tornando obsoleto o nome da entidade. Após cobrança da comunidade acadêmica sobre o Estatuto da entidade, descobriu-se que esse fora extraviado e sua cópia no cartório havia pegado fogo. Foi então que em 2019 que a gestão 2019-2020 “Juntos e Shallow Now” reformulou a entidade para se estado atual, sendo chamado de Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Pampa campus Alegrete.

No entendimento da gestão 2021-2022 “Cavaleiros do Zodíaco” e em consonância com o Regimento Geral da Universidade, em seu artigo 153: “Os estudantes da UNIPAMPA poderão organizarse livremente em Diretórios Acadêmicos (DA) por cursos, Centros Acadêmicos (CA) por unidades universitárias […]”. Assim, uma nova versão está em curso para apreciação da Assembleia Geral para renomeação da entidade e aprimoramento do Estatuto em pontos falhos. A entidade passará a se chamar Centro Acadêmico da Universidade Federal do Pampa – Campus Alegrete, ALCA para os íntimos (no feminino).