Semana da Astronomia 2017

Entre os dias 06 e 10 de novembro de 2017, realizou-se a Semana da Astronomia.

Em sua segunda edição, o evento proporcionou à comunidade local de Alegrete diversas atividades com assuntos voltados à Astronomia, com a intensão de despertar nas pessoas o interesse pela Ciência e Tecnologia. Entre as atividades estavam o Planetário inflável da UNIPAMPA, amostra de pôsters, palestras, a Primeira Competição Municipal de Foguetes de garrafa PET, exibição da série Cosmos e do Filme Nostalgia da Luz e observações noturnas com telescópio.

Nas sessões do PLANETÁRIO, coordenado pela equipe do projeto Astronomia Para Todos, foi apresentado diversos filmes, entre eles o principal “Aventura no Sistema Solar”. Foram realizadas mais de 70 sessões, totalizando a presença de 1120 pessoas de escolas Municipais, Estaduais, demais instituições e comunidade em geral.

Na Primeira Competição Municipal de Foguetes de garrafa PET, contamos com a participação de três equipes, que mostraram seu interesse em competir e suas habilidades e dedicação na construção de seus foguetes. Os foguetes mostraram um desempenho excelente, onde o melhor lançamento alcançou a distância de 151 metros.

Duas palestras foram apresentadas, Influência das Fases da Lua na Terra, por Michele Custódio (membro do Clube de Astronomia e aluna do Curso de Engenharia Mecânica da UNIPAMPA), e Ciclo de Vida das Estrelas, por Maria Juliana Soares (também membro do Clube de Astronomia e aluna do Curso de Engenharia Agrícola da UNIPAMPA).

Nas observações noturnas com telescópio, o Planeta Saturno foi astro das noites.

Nós, do Clube de Astronomia, temos muito que agradecer, pois todo nosso empenho em tornar este evento grande valeu à pena. Somos gratos às pessoas que prestigiaram e divulgaram o evento. Este ano superamos o resultado do ano passado, mais de 2000 pessoas participaram de nossas atividades. A manifestação das pessoas em elogiar o nosso trabalho nos emociona e trás motivação para que possamos realizar mais eventos com o mesmo objetivo, tornar a nossa Universidade acessível a toda a comunidade Alegretense. Além disso, aproveitamos para pedir desculpas por qualquer adversidade.

Até a próxima edição!