Repositório Institucional Unipampa (RIU) | Biblioteca do Campus Itaqui

Repositório Institucional Unipampa (RIU)

Repositório Institucional

Acesse o site  http://dspace.unipampa.edu.br/ para consultar o conteúdo produzido pela universidade.

Serão disponibilizados no repositório institucional Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado – produções essas que já são entregues com termo que autoriza sua publicação no repositório institucional. Também serão disponibilizados artigos produzidos por docentes, técnicos administrativos e discentes, respeitadas as normas de direito autoral das revistas nas quais os artigos foram originalmente publicados e conforme regramento da Resolução nº 106, de 27 de agosto de 2015, que trata da Política Informacional da Universidade. Há ainda áreas para publicação destinadas às Pró-Reitorias, nas quais estão disponibilizados os projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de Graduação e os regimentos dos cursos de Pós-Graduação.

Nosso repositório mantém registro em diretórios nacionais e internacionais: com o intuito de aumentar sua visibilidade , veja quais são eles :

OASISBR  :O Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto – oasisbr é um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio do oasisbr é possível também realizar buscas em fontes de informação portuguesas.

OPENDOAR: Open DOAR é um diretório autoritário de repositórios acadêmicos de acesso aberto. Cada repositório Open DOAR foi visitado pela equipe do projeto para verificar as informações aqui gravadas. Esta abordagem aprofundada não se baseia em análises automatizadas e fornece uma lista controlada por qualidade de repositórios.

Registry of Open Access Repositories (ROAR): objetivo do ROAR é promover o desenvolvimento do acesso aberto, fornecendo informações oportunas sobre o crescimento e o status dos repositórios em todo o mundo. O acesso aberto à pesquisa maximiza o acesso à pesquisa e, portanto, também o impacto da pesquisa, tornando a pesquisa mais produtiva e eficaz.

Registry of Open Access Repository Mandatos e Políticas (ROARMAP) : O Registro de Requisitos e Políticas do Repositório de Acesso Aberto (ROARMAP) é um registro internacional pesquisável que mapeia o crescimento de mandatos e políticas de acesso aberto adotados por universidades, instituições de pesquisa e financiadores de pesquisa que exigem ou solicitam aos pesquisadores acesso aberto a seus documentos revisados ​​por pares. Artigo de pesquisa depositando-o em um repositório de acesso aberto.

Melibea: O objetivo deste diretório de políticas de acesso aberto institucionais é identificar e analisar as políticas existentes que incentivam solicitar ou exigir o acesso aberto aos resultados acadêmicos que surgem de projetos, no todo ou em parte, apoiados por fundos públicos.

Dúvidas sobre o que pode ser submetido ao repositório podem ser enviadas para o  e-mail sisbi@unipampa.edu.br ou para o e-mail da Biblioteca de cada campus.

Política de Metadados Repositório

Formulário de Autorização -RIU

Resolução 106_2015-Política-Institucional-de-Informação

Fonte: SisBi (2023)