Semana Municipal de Alimentação de Santana do Livramento: a emergência da produção e consumo de comida de verdade

Por Esrae Mohd Khalil Salameh Ahmad e Luise Rodrigues Antunes

No dia 19 de outubro de 2023, das 19 às 22 horas, ocorreu no auditório da Unipampa, campus Santana do Livramento, um bate-papo, organizado pelo grupo de pesquisas CEDER em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) de Santana do Livramento. O evento intitulado “a emergência da produção e o consumo de comida de verdade” foi uma ação dentro da Semana Municipal de Alimentação de Santana do Livramento, em referência ao Dia Mundial de Alimentação, 16/10, cujo tema é Garantia de direitos com comida de verdade.

O evento, mediado pela professora Alessandra Troian, contou com a participação de docentes da UNIPAMPA, UERGS, UDELAR, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, de agricultores familiares, representantes do MST e da sociedade local em geral. O objetivo da ação foi promover a troca de experiências acerca das iniciativas locais que buscam garantir o acesso a alimentos saudáveis, de qualidade e regularidade para a população santanense.

Inicialmente, o evento contou com a apresentação do Projeto de Extensão das Hortas Comunitárias, o qual tem como objetivo social garantir a alimentação de famílias e crianças carentes da região. As professoras Biane de Castro e Cassiane da Costa, da UERGS, iniciaram o bate papo contando como surgiu a ideia de criar hortas em espaços coletivos, como o clube de Mães do Bairro São Paulo, cozinha solidária da Dona Zoraide e o orfanato Cidade de Meninos, com o apoio da Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários e da Secretaria Municipal da Agricultura. Elas também relataram os benefícios que o projeto tem trazido para os participantes, tanto em termos de alimentação saudável, quanto de educação ambiental e social.

Professoras e estudantes da UERGS relatando a experiência do Projeto Hortas Comunitárias

Fonte: Arquivo do projeto.

 

Após, os docentes da UDELAR, Sebastian Güida Machado e Magali Ivañez, apresentaram o projeto Biblioteca de Sementes, uma iniciativa que visa preservar e difundir as sementes crioulas da Região Nordeste do Uruguai. Os palestrantes explicaram como funciona a troca de sementes entre a biblioteca e as organizações sociais, e como isso beneficia os produtores familiares e comunitários que querem cultivar hortas sustentáveis. Além disso, eles também destacaram a importância de conservar as variedades nativas que estão ameaçadas de extinção, e como a biblioteca contribui para o conhecimento e o patrimônio hortícola e agrícola da região.

Docentes da  Universidad de la República apresentando as ações do Projeto Biblioteca de Semillas

Fonte: Arquivo do projeto.

Ademais, a professora Debora Nayar Hoff, da Unipampa, compartilhou a sua experiência como mãe que tem horta em casa e busca uma alimentação mais saudável.  A docente contou como começou a cultivar verduras e legumes orgânicos, e como isso mudou seus e os hábitos alimentares da sua família. Ela também falou sobre os benefícios de consumir alimentos frescos e naturais, e como isso ajuda a prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida. Debora, em uma fala motivacional encorajou os participantes do evento a se inspirarem e a experimentarem a horta doméstica como uma estratégia de educação ambiental e alimentar.

O evento contou ainda com a presença e a fala da nutricionista e mãe Luana Oliveira, que compartilhou sua visão sobre a importância da alimentação saudável para a saúde e o bem-estar das crianças e das famílias. Também tiveram espaço de fala e participação os agricultores familiares agroecológicos de Santana do Livramento, que relataram as suas experiências com produção de alimentos sem agrotóxicos, respeitando o meio ambiente e valorizando a cultura local, sobretudo os desafios esse processo. Ainda se contou com a presença do extensionista Rural da EMATER/RS, Leonardo Alonso Guimarães apresentando a sua experiência prática como neto de agricultores e agrônomo que vem trabalhando na contramão da produção convencional local.

Por fim. O evento teve um relato da bolsista do Programa de Desenvolvimento Acadêmico (PDA), do Projeto de Extensão Unidos Pela Horta, Heloísa Milena Pazzinato Pereira, que tem como objetivo criar e manter uma horta urbana no campus da Unipampa, em Santana do Livramento. A estudante na conta sobre a sua participação nas atividades de plantio, cuidado, colheita e distribuição dos alimentos orgânicos produzidos na horta, que são destinados à comunidade acadêmica e local. Relatando que o projeto tem sido uma experiência enriquecedora, pois além de aprender sobre as técnicas de cultivo sustentável, ela também tem a oportunidade de interagir com as pessoas que se beneficiam da horta e de contribuir para a melhoria da qualidade da alimentação.

Público participante do evento

Fonte: Arquivo do projeto.

 

Com a participação de cerca de 115 pessoas, o evento foi um espaço de troca de experiências e conhecimentos sobre a produção e o consumo de alimentos saudáveis, orgânicos e de qualidade na região. Além disso, o evento fortaleceu as redes de cooperação e solidariedade entre os diversos atores que promovem uma alimentação adequada para todos. Foi uma importante iniciativa para conscientizar os participantes sobre as questões da agroecologia, da segurança e da soberania alimentar.

Por fim, os membros do Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades (CEDER) agradecem a presença de todos que participaram do evento “Semana municipal de alimentação de Santana do Livramento: a emergência da produção e o consumo de comida de verdade”. Ficamos felizes e gratos em contar com a colaboração e o interesse de todos os envolvidos nessa temática tão relevante. Esperamos que o evento tenha contribuído para o fortalecimento das iniciativas locais que buscam garantir o acesso a alimentos saudáveis, orgânicos e de qualidade para a população santanense. Agradecemos também aos palestrantes que compartilharam suas experiências e conhecimentos conosco.