Histórico

O Círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades foi criado em meados de 2022 após uma série de discussões e reflexões, tanto teóricas quanto empíricas.

As temáticas do desenvolvimento com todos os seus desdobramentos e vertentes, como o regional, local, endógeno, territorial, rural, sustentável, bem como as ruralidades fazem parte do cotidiano dos pesquisadores, docentes e discentes que por afinidades foram criando e participando de disciplinas, elaborando seus projetos de pesquisas, as monografias de conclusão de curso, pesquisas de mestrado, em espacial as geradas no âmbito do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/Unipampa). E, dessa forma, decidiram se organizar formalmente e criar o círculo.

Em boa medida os membros do Círculo têm além das experiências em sala de aula e na pesquisa, compartilham a atuação no GEODes – Grupo de estudos e Pesquisa em Organizações e Desenvolvimento – da Unipampa.

O círculo é movimento, envolvimento, ação! Dessa forma, o grupo visa pesquisar a questão do (sub) desenvolvimento e as ruralidades, seus determinantes e características.

Através do olhar sistêmico, da muldisciplinariedade e das diferentes dimensões do desenvolvimento (ambiental, social, política, cultural, simbólica e econômica), o Círculo abarca os diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Unipampa, campus Santana do Livramento, a saber: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Relações Internacionais e mestrado em Administração. Além de docentes e discentes das Ciências Sociais Aplicadas e das Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O círculo de Estudos em Desenvolvimento e Ruralidades está aberto à participação de todos que têm interesse nestas e em temáticas afins. Para maiores informações sobre o grupo basta entrar em contato através do e-mail ceder.unipampa@gmail.com.