IV Reunião do CEDER: Cooperativas Verdes e Desenvolvimento Rural Sustentável em Debate

Angela Klein e Alessandra Troian

No dia 14 de março de 2024, das 17 às 20 horas, ocorreu a IV Reunião do CEDER na Sala de Projetos e Pesquisas do PPGA da Unipampa, campus Santana do Livramento, bem como via Google Meet. O evento, mediado pela professora Alessandra Troian, contou com a presença da professora Drª Angela Luciane Klein, da Universidade de Valência, na Espanha, que liderou uma discussão sobre cooperativas verdes.

A apresentação, intitulada “GREENCOOPS: Desenvolvimento Rural Sustentável através das Cooperativas Verdes“, realizada através do Google Meet, abordou questões sócio históricas do cooperativismo mundial e as características das cooperativas verdes, além de enfatizar seus benefícios econômicos, sociais e ambientais e seu papel fundamental na promoção da sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades rurais. Além disso, o diálogo incluiu uma análise de exemplos concretos de cooperativas que adotam os princípios das Greencoops, tanto na Espanha quanto no Brasil, bem como, os desafios e as potencialidades desse tipo de organização o, especialmente no contexto brasileiro.

O histórico do coopertavismo

Fonte: Arquivo do projeto

Ao abordar os desafios das cooperativas verdes e da sustentabilidade, foram identificadas questões como acesso às novas tecnologias, os recursos financeiros, infraestrutura e logística, bem como a necessidade de políticas públicas favoráveis e parcerias estratégicas. Por outro lado, foram destacadas as potencialidades das cooperativas verdes, incluindo a geração de emprego e renda, a promoção do desenvolvimento local, a valorização dos recursos naturais, a inclusão e a igualdade de gênero, aspectos que se alinham de maneira direta aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Durante o evento, estudantes de mestrado e doutorado, juntamente com professores e pesquisadores da Unipampa e de outras universidades como UFSM, participaram ativamente, compartilhando suas experiências e reflexões. O engajamento enriqueceu significativamente o debate, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, proporcionando insights valiosos sobre as complexidades das realidades rurais, especialmente na região sul do Brasil, as dificuldades já existentes e as possíveis soluções.

Grupo de pesquisadores compartilhando exemplos e experiências

Fonte: Arquivo do projeto

Ao término da reunião, enfatizou-se de forma conjunta a importância dessas organizações para o avanço do desenvolvimento rural sustentável, e ao mesmo tempo, ressaltou-se a necessidade de expandir esse tipo de discussão para além da Universidade, envolvendo a sociedade em geral.