“A Contemplação vai à Escola – Curso de formação continuada para professoras e professores em Neurociência Contemplativa”

Unipampa participa do PRP e PIBID

A Unipampa participou dos editais da Capes nº 23 e 24/2022 para adesão aos Programas Institucionais de Residência Pedagógica (PRP) e de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

São 14 licenciaturas que participam do PRP, tendo 14 docentes orientadores, 39 preceptores (professores/as da Educação Básica) e 195 bolsistas residentes (licenciandos/as). Nessa edição, o programa iniciou em outubro de 2022 e finalizará em março de 2024.

No PIBID, são 15 licenciaturas, 7 coordenadores de área (professores/as do Ensino Superior), 21 supervisores (professores/as da Educação Básica) e 168 pibidianos/as. Nessa edição, o programa iniciou em novembro de 2022 e finalizará em abril de 2024.

O curso de formação continuada “A Contemplação vai à Escola –  Curso de formação continuada para professoras e professores em Neurociência Contemplativa” é um projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em parceria com o Instituto WUJI.

O objetivo principal do curso é levar para as nossas escolas as técnicas contemplativas baseadas na neurociência, que auxiliarão a acalmar e focar a mente dos nossos estudantes. Auxiliando na diminuição dos fatores estressores, que tanto dificultam a aprendizagem.

Neste primeiro módulo introdutório do curso estarão sendo oferecidas 60 vagas para docentes da rede básica de ensino (educação infantil – pré escola; ensino fundamental – anos iniciais e finais, e; ensino médio).

As atividades do curso serão desenvolvidas em 3 partes :

• parte 1 (dias 23 à 30 de outubro) – encontros introdutórios sobre a proposta do curso e o arcabouço teórico da neurociência contemplativa;

• parte 2 (dias 06 à 27 de novembro) – encontros sobre a inserção de práticas contemplativas na sala de aula;

• parte 3 (dias 04 à 11 de dezembro) – rodas de conversa e encerramento do curso.

O desenvolvimento do curso será 100% online, com atividades assíncronas na plataforma do Instituto WUJI. E encontros síncronos de duração de 2 horas pela plataforma da UNIPAMPA.

Informações para inscrição:

Para se inscrever é necessário acessar o seguinte link e responder ao formulário.

Além disso, os/as interessados/as devem cumprir com os seguintes critérios:

• Ser professor(a) da rede pública ou privada dos seguintes níveis de ensino: Educação infantil – pré-escola; Ensino Fundamental – anos iniciais ou finais; e;  Ensino médio; e;

• Estar atualmente atuando em sala de aula no formato de ensino remoto, híbrido, bimodal ou presencial; e;

• Ter um email GMAIL.

Para receber o certificado de participação, os cursistas deverão :

• Ter ao menos 75% de presença

• Realizar as atividades assíncronas que serão apresentadas ao longo do curso;

• Acompanhar os encontros síncronos, que serão aos sábados das 14h às 16h pela plataforma do Google Meet; e;

• Interagir durante os encontros síncronos.

Datas importantes:

Inscrição pelo formulário: no período de 22 de setembro à 05 de outubro de 2021;

Divulgação das inscrições homologadas e da lista de espera (suplentes): 10 de outubro de 2021;

Período de confirmação da participação: até 13 de outubro de 2021; e;

Chamada de suplentes: de 14 a 15 de outubro de 2021.

Em caso de dúvida, por favor entre em contato pelo email: instituto@wuji.ong.br

Mais informações pelo site: https://wuji.ong.br/formacao-continuada/