Comissão Local de Extensão Campus Jaguarão

Pasta “CSEXT – Documentos base para PPCS”

“Prezados Coordenadores CSEXT

Foi criado no drive a pasta “CSEXT – Documentos base para PPCS”, contendo o seguinte:

Documentos Institucionais:
• Regimento Geral da Universidade
• Projeto Institucional
• Projeto de Desenvolvimento Institucional (2019 – 2023)
• Resolução Nº 317 / 2021 (Consuni / Unipampa) * Inserção da Extensão na Graduação
• Resolução Nº 332 / 2021 (Consuni / Unipampa) * Normas das Atividades de Extensão e Cultura
• Instrução Normativa Nº 4 / 2021 * Regramento para uso de imagem e voz em ações de extensão.
• Instrução Normativa Nº 18 / 2021 * Programa Unipampa Cidadã

Documentos Nacionais
• Política Nacional de Extensão
• Resolução Nº 7 / 2008 (Conselho Nacional de Educação)

https://drive.google.com/drive/folders/1y_mhbJA3oU39-Xwzeq4WIInHc4hgSBfI?usp=sharing ”

SAP – Sistema Acadêmico de Projetos

Orientações para o uso do SAP

Manuais:

DÚVIDAS FREQUENTES

Como faço para cadastrar um projeto na Instituição?
Os/As servidores/as da instituição que desejarem cadastrar projetos, deverão utilizar o SAP – Sistema Acadêmico de Projetos.
No Guri, após fazer login, em Acadêmico, selecionar “Projetos”.
Podem ser cadastrados projetos nas seguintes áreas: Ensino, Pesquisa, Inovação, Extensão, Ações Sociais no Âmbito da Comunidade Acadêmica.
Os manuais e um vídeo estão disponíveis acima desta FAQ.

Para cadastrar um projeto no SAP utilizo o mesmo formulário dos projetos do SIPPEE?
Não. No SAP as informações dos projetos são incluídas no próprio Sistema. Cada tipo de projeto possui itens específicos a serem preenchidos.

O projeto já registrado no SIPPEE será migrado para o SAP?
Não há migração de projetos que estão no SIPPEE.

Obrigatoriamente é necessário cadastrar no SAP o projeto que já está registrado no SIPPEE?
Os editais e chamadas internas de 2022 serão lançados no SAP, portanto, apenas projetos que estejam cadastrados no SAP é que poderão ser utilizados para submissão aos editais e chamadas internas.

O projeto que está no SIPPEE e não será utilizado para submissão a editais, necessita ser cadastrado no SAP?
Neste caso não é necessário cadastrar no SAP.
O projeto registrado no SIPPEE que não será utilizado para submissão a editais não necessita ser cadastrado no SAP. Ao final da vigência dele, deverá ser anexado o relatório no SIPPEE.
Novos projetos deverão ser cadastrados no SAP.

Se eu cadastrar no SAP um projeto que estava registrado no SIPPEE, devo inserir relatório para o projeto que está no SIPPEE?
Sim, deve-se inserir o relatório do projeto no SIPPEE na data de término prevista no projeto.

Os/as bolsistas das bolsas vigentes que estão cadastrados no SIPPEE devem ser cadastrados no SAP?
Não. As bolsas vigentes permanecerão no SIPPEE até o final da vigência delas, o relatório destas bolsas deverão ser anexados no SIPPEE.

Os projetos cadastrados como “Pesquisa” poderão ser empregados para concorrer aos editais de Inovação (Inovapampa, Inovabolsas e bolsas de IT – PROBITI e PIBITI)?
Não. Para concorrer aos editais de Inovação é necessário cadastrar o projeto na área de Inovação.

Tenho dúvidas específicas sobre o cadastro dos projetos, com quem devo falar?
As dúvidas específicas sobre os projetos devem ser sanadas com as respectivas Pró-Reitorias pelos e-mails:
Projetos de Ensino: prograd@unipampa.edu.br
Projetos de Pesquisa: proppi@unipampa.edu.br
Projetos de Inovação: dit@unipampa.edu.br
Projetos de Extensão: proext@unipampa.edu.br
Projeto de Ações Sociais no Âmbito da Comunidade Acadêmica: praec@unipampa.edu.br

Tenho dúvidas em relação ao sistema, com quem devo falar?
Neste caso, deve-se abrir um chamado através da Gaúcha (gaucha.unipampa.edu.br).

Fonte:

SAP – Sistema Acadêmico de Projetos

Divulga PROEXT

A divulgação das ações realizadas pela Unipampa possibilitará que a comunidade acadêmica e externa conheça melhor o trabalho que realizamos e, com isso, ajudará a fortalecer os vínculos da nossa Universidade com o público.

Informações importantes:
• Para divulgar é preciso preencher o questionário abaixo;
• A divulgação será realizada na página oficial e nas redes sociais (facebook, instagram e twitter) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unipampa;
• Será realizada, exclusivamente, a divulgação de projetos de extensão registrados na PROEXT – Unipampa;
• O material de divulgação das ações de extensão deve conter o logo da Unipampa (https://sites.unipampa.edu.br/proext/documentos/identidade-visual/);
• O material que já estiver nas redes sociais pode ser enviado via mensagem privada para nossos perfis: facebook.com/PROEXTUNIPAMPAinstagram.com/proext.unipampa; ou twitter.com/proextu;
• Todos os dados informados passarão por avaliação de nossa equipe antes da efetiva publicação.


Link para o formulário: https://forms.gle/divulga-proext

Saudações extensionistas,

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Rua Professora Melanie Granier, 51, Centro, Bagé – RS, 96400-500

E-mail para contato: divulgacao.proext@unipampa.edu.br

Responsável pelo envio: Nubia Siqueira Silva

PROEXT: Disponibilização de Cinema Inflável para unidades

Prezados,

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, visando fomentar ações de interação com a comunidade em todas as unidades da Unipampa, está disponibilizando o equipamento de Cinema Inflável para exibições com a comunidade externa.
Neste sentido, o equipamento poderá ser reservado pelo Campus mediante o agendamento prévio, respeitando a ordem de solicitações enviadas, para o email proext@unipampa.edu.br, com o assunto: “Quero Cinema”, com uma breve descrição sobre a ação que será utilizada.
O equipamento é composto por:
– tela inflável,
– projetor,
– caixa de som e
– mesa de som.
O transporte do equipamento ficará sob responsabilidade da unidade solicitante.
Também disponibilizamos um acervo de filmes que podem ser consultados através do link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/15tWoQCbrKj4rjZW4z0XxRK3cHfOCt90M/edit?usp=sharing&ouid=114040911159037692739&rtpof=true&sd=true
Desejando sucesso em seus eventos, permanecemos à disposição.
Atenciosamente,
Ketleen Grala
Secretaria Executiva – PROEXT

Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Rua Melanie Granier, nº 51 – 4º andar – Centro

Bagé/RS – CEP 96400-500  – (53) 3240 5426 – Voip 3704

Inserção das Atividades de Extensão

 

No dia 29 de abril, O Conselho Universitário da Universidade Federal do Pampa finalizou a regulamentação de inserção das atividades de extensão nos currículos dos cursos de graduação da Unipampa, considerando o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a concepção de currículo estabelecida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o Plano Nacional de Extensão Universitária, a Política Nacional de Extensão, o Plano Nacional da Educação e as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior.

 

 

 

Seleção interna de propostas de trabalho para submissão institucional ao 39º SEURS.

A presente seleção interna visa selecionar trabalhos de extensão do Campus Jaguarão para apresentação no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), com o tema “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”.

Organizado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento será realizado de 15 a 17 de setembro de 2021, de forma virtual, conforme informações do 39º SEURS disponíveis em https://seurs.iffarroupilha.edu.br/39o-seurs.

  1. Informações gerais:
  • De acordo com a regra geral do SEURS, as Instituições de Ensino Superior podem apresentar até 15 (quinze) trabalhos na modalidade apresentação oral em plataforma digital, selecionados internamente, e uma apresentação cultural. O Campus Jaguarão terá direito a 01 (uma) vaga para apresentação oral e a indicação de uma apresentação cultural para concorrer com os demais campi a 01 (uma) vaga de apresentação cultural que representará a universidade.
  • Os trabalhos devem estar inseridos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
  • Segundo o regulamento do evento:
  1. a) Os apresentadores dos trabalhos selecionados na modalidade apresentação oral deverão acessar a sala virtual com 15 minutos de antecedência e permanecer durante todo o período da sessão de sua apresentação.
  2. b) As sessões de apresentações orais serão estruturadas em dois momentos:
  3. apresentação da atividade (em até dez minutos): o apresentador poderá se valer do recurso de compartilhamento de tela para expor seu trabalho.
  4. Roda de conversa entre os participantes e resposta às questões via chat (com aproximadamente uma hora de duração).
  5. c) As atividades de extensão serão apresentadas por apenas um (1) relator por trabalho selecionado.
  6. d) Além dos apresentadores dos trabalhos selecionados, as sessões contarão com a participação de um mediador, responsável pela condução dos trabalhos, e por um monitor para auxiliar nas atividades de apoio nas salas virtuais.
  7. e) As sessões serão organizadas, preferencialmente, por áreas temáticas, como oportunidade de conhecimento e aproximação entre os projetos.
  8. f) Não será permitida a troca de sala ou horário, depois da publicação do ensalamento das apresentações.
  9. g) Os apresentadores deverão ser estudantes das IES.
  10. h) As apresentações poderão ser realizadas em Português ou Espanhol.

 

  1. Cronograma

2.1 O envio dos trabalhos que participarão do processo de seleção interna deverá obedecer às datas e etapas abaixo indicadas:

 

DATA ETAPA
26/07 a 04/08 Envio de propostas ao e-mail do coordenador da CLEXT alexandreboas@unipampa.edu.br
05 a 06/08 Seleção interna pela CLEXT
09/08 Resultado provisório
09 a 10/08 Recursos ao e-mail do coordenador da CLEXT
11/08 Resultado final

 

  1. Seleção interna

3.1 Para participar do processo de seleção interna do campus, o coordenador da proposta deverá enviar ficha de inscrição (ANEXO I) para e-mail do coordenador da CLE no período definido no cronograma (item 2) conforme as normas do evento. (https://seurs.iffarroupilha.edu.br/regulamento);

3.2 Poderá participar da seleção interna, proposta de trabalho referente a projeto ou programa de extensão com registro válido junto à PROEXT, em execução nos anos de 2020 e/ou 2021 e que apresente resultados, pelo menos, parciais.

3.3 Os trabalhos selecionados devem considerar os seguintes critérios:

  1. a) Estar de acordo com as normas contidas no regulamento do 39º SEURS;
    b) Enquadrar-se nas áreas temáticas do 39º SEURS;
    c) Originalidade;
  2. d) Proposta do trabalho relacionada à temática do Seminário: “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”.
  3. e) Pertinência do título, qualidade do resumo, da introdução, da fundamentação metodológica, do alcance dos resultados e das considerações finais;
  4. f) O desenvolvimento e os processos avaliativos do trabalho devem contemplar:

(i) a participação da comunidade no planejamento e execução da atividade de extensão;

(ii) o impacto e a transformação social proporcionados pela atividade de extensão;

(iii) a contribuição da atividade de extensão na formação acadêmica dos estudantes envolvidos.

 

4. Da Formatação dos Trabalhos

A submissão dos Artigos deverá ser realizada no formato PDF e em conformidade com o Modelo de Trabalho do 39o SEURS, ANEXO III deste Edital.

Cada artigo deve ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento.

Cada artigo poderá ter até 5 estudantes autores e, obrigatoriamente, 1 coordenador/orientador servidor das instituições participantes do SEURS. Cada coordenador poderá submeter apenas um artigo.

O artigo deve ter no máximo 4 (quatro) páginas (A4) e deve ser classificado em uma das oito áreas temáticas da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.

4.1 Devem ser respeitados, ainda, todos os demais requisitos presentes no Regulamento do 39º SEURS, disponível em https://seurs.iffarroupilha.edu.br/regulamento.

 

  1. Apresentação artístico-cultural

5.1 Cada CLE poderá indicar uma apresentação artístico-cultural de seu campus, desde que esteja registrada como uma ação de extensão. Será produzido um vídeo único com as apresentações. Devem ser privilegiadas as atividades com trajetória cultural reconhecida, abrangente e com perspectiva de continuidade. As ações devem ser facilmente adaptadas ao formato audiovisual.

  1. Disposições gerais

6.1 Caso as vagas disponibilizadas por esta chamada não sejam preenchidas pelos campi, caberá à PROEXT a seleção de propostas institucionais, independente do campus ou unidade de origem da proposta, a fim de assegurar a plena representação da UNIPAMPA no evento.

6.2 Os casos omissos nesta Seleção Interna serão resolvidos no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Jaguarão, 26 de julho de 2021.

Dr. Alexandre dos Santos Villas Bôas

Coordenador da Comissão Local de Extensão