Seleção interna de propostas de trabalho para submissão institucional ao 39º SEURS.

A presente seleção interna visa selecionar trabalhos de extensão do Campus Jaguarão para apresentação no 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), com o tema “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”.

Organizado pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento será realizado de 15 a 17 de setembro de 2021, de forma virtual, conforme informações do 39º SEURS disponíveis em https://seurs.iffarroupilha.edu.br/39o-seurs.

  1. Informações gerais:
  • De acordo com a regra geral do SEURS, as Instituições de Ensino Superior podem apresentar até 15 (quinze) trabalhos na modalidade apresentação oral em plataforma digital, selecionados internamente, e uma apresentação cultural. O Campus Jaguarão terá direito a 01 (uma) vaga para apresentação oral e a indicação de uma apresentação cultural para concorrer com os demais campi a 01 (uma) vaga de apresentação cultural que representará a universidade.
  • Os trabalhos devem estar inseridos nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.
  • Segundo o regulamento do evento:
  1. a) Os apresentadores dos trabalhos selecionados na modalidade apresentação oral deverão acessar a sala virtual com 15 minutos de antecedência e permanecer durante todo o período da sessão de sua apresentação.
  2. b) As sessões de apresentações orais serão estruturadas em dois momentos:
  3. apresentação da atividade (em até dez minutos): o apresentador poderá se valer do recurso de compartilhamento de tela para expor seu trabalho.
  4. Roda de conversa entre os participantes e resposta às questões via chat (com aproximadamente uma hora de duração).
  5. c) As atividades de extensão serão apresentadas por apenas um (1) relator por trabalho selecionado.
  6. d) Além dos apresentadores dos trabalhos selecionados, as sessões contarão com a participação de um mediador, responsável pela condução dos trabalhos, e por um monitor para auxiliar nas atividades de apoio nas salas virtuais.
  7. e) As sessões serão organizadas, preferencialmente, por áreas temáticas, como oportunidade de conhecimento e aproximação entre os projetos.
  8. f) Não será permitida a troca de sala ou horário, depois da publicação do ensalamento das apresentações.
  9. g) Os apresentadores deverão ser estudantes das IES.
  10. h) As apresentações poderão ser realizadas em Português ou Espanhol.

 

  1. Cronograma

2.1 O envio dos trabalhos que participarão do processo de seleção interna deverá obedecer às datas e etapas abaixo indicadas:

 

DATA ETAPA
26/07 a 04/08 Envio de propostas ao e-mail do coordenador da CLEXT alexandreboas@unipampa.edu.br
05 a 06/08 Seleção interna pela CLEXT
09/08 Resultado provisório
09 a 10/08 Recursos ao e-mail do coordenador da CLEXT
11/08 Resultado final

 

  1. Seleção interna

3.1 Para participar do processo de seleção interna do campus, o coordenador da proposta deverá enviar ficha de inscrição (ANEXO I) para e-mail do coordenador da CLE no período definido no cronograma (item 2) conforme as normas do evento. (https://seurs.iffarroupilha.edu.br/regulamento);

3.2 Poderá participar da seleção interna, proposta de trabalho referente a projeto ou programa de extensão com registro válido junto à PROEXT, em execução nos anos de 2020 e/ou 2021 e que apresente resultados, pelo menos, parciais.

3.3 Os trabalhos selecionados devem considerar os seguintes critérios:

  1. a) Estar de acordo com as normas contidas no regulamento do 39º SEURS;
    b) Enquadrar-se nas áreas temáticas do 39º SEURS;
    c) Originalidade;
  2. d) Proposta do trabalho relacionada à temática do Seminário: “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”.
  3. e) Pertinência do título, qualidade do resumo, da introdução, da fundamentação metodológica, do alcance dos resultados e das considerações finais;
  4. f) O desenvolvimento e os processos avaliativos do trabalho devem contemplar:

(i) a participação da comunidade no planejamento e execução da atividade de extensão;

(ii) o impacto e a transformação social proporcionados pela atividade de extensão;

(iii) a contribuição da atividade de extensão na formação acadêmica dos estudantes envolvidos.

 

4. Da Formatação dos Trabalhos

A submissão dos Artigos deverá ser realizada no formato PDF e em conformidade com o Modelo de Trabalho do 39o SEURS, ANEXO III deste Edital.

Cada artigo deve ser inédito, não tendo sido publicado sob qualquer forma impressa ou eletrônica, devendo assim permanecer até o término do evento.

Cada artigo poderá ter até 5 estudantes autores e, obrigatoriamente, 1 coordenador/orientador servidor das instituições participantes do SEURS. Cada coordenador poderá submeter apenas um artigo.

O artigo deve ter no máximo 4 (quatro) páginas (A4) e deve ser classificado em uma das oito áreas temáticas da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.

4.1 Devem ser respeitados, ainda, todos os demais requisitos presentes no Regulamento do 39º SEURS, disponível em https://seurs.iffarroupilha.edu.br/regulamento.

 

  1. Apresentação artístico-cultural

5.1 Cada CLE poderá indicar uma apresentação artístico-cultural de seu campus, desde que esteja registrada como uma ação de extensão. Será produzido um vídeo único com as apresentações. Devem ser privilegiadas as atividades com trajetória cultural reconhecida, abrangente e com perspectiva de continuidade. As ações devem ser facilmente adaptadas ao formato audiovisual.

  1. Disposições gerais

6.1 Caso as vagas disponibilizadas por esta chamada não sejam preenchidas pelos campi, caberá à PROEXT a seleção de propostas institucionais, independente do campus ou unidade de origem da proposta, a fim de assegurar a plena representação da UNIPAMPA no evento.

6.2 Os casos omissos nesta Seleção Interna serão resolvidos no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Jaguarão, 26 de julho de 2021.

Dr. Alexandre dos Santos Villas Bôas

Coordenador da Comissão Local de Extensão

CHAMADA INTERNA Nº 06/2021 – DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), torna pública a abertura de processo seletivo de propostas para a Chamada Interna Divulgação Científica e Democratização do Conhecimento considerando a Política de Extensão e Cultura contida no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente, quanto ao fortalecimento das práticas extensionistas que deve promover a formação profissional e cidadã do egresso estimulando a relação dialógica com a comunidade externa, a interdisciplinaridade, a indissociabilidade entre extensão – ensino – pesquisa e, especialmente, a democratização do conhecimento.

Por meio desta Chamada Interna – “Divulgação Científica e Democratização do Conhecimento”, serão disponibilizados recursos financeiros no valor global de R$42.000,00 (quarenta e dois mil reais) destinados à concessão de bolsa de extensão para divulgação científica para o período de setembro de 2021 a março de 2022.

Em função da pandemia Covid-19, as ações de extensão desenvolvidas no âmbito desta Chamada Interna devem observar, de forma contínua, o cumprimento dos protocolos de distanciamento, recomendações de saúde e demais normas vigentes sobre o tema, cabendo a(o) coordenador(a) a responsabilidade pela adequação das ações a serem desenvolvidas, conforme local de execução.

Confira o edital e seus anexos nos links abaixo:

Chamada Interna nº 06/2021 – Divulgação Científica e Democratização do Conhecimento
Anexo I – Planilha de Avaliação do Currículo
Anexo II – Plano de Atividade do Bolsista
Anexo III – Fichas de Avaliação de Proposta

Chamada Interna nº 04/2021 – PROGRAMA DE FOMENTO À EXTENSÃO – PROFEXT

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura de processo seletivo de propostas para integrar o Programa de Fomento à Extensão – PROFEXT – 2021 que visa a estimular a prática da extensão universitária, apoiar a execução de projetos e programas que promovam interação dialógica entre universidade e sociedade e qualifiquem a formação acadêmica dos discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Unipampa.

Por meio desta Chamada Interna serão disponibilizados recursos financeiros no valor global de R$ 112.000,00 (cento e doze mil reais) destinados à concessão de bolsa de iniciação à extensão para o período de setembro de 2021 a março de 2022.

Em função da pandemia Covid-19, as ações de extensão desenvolvidas no âmbito desta Chamada Interna devem observar, de forma contínua, o cumprimento dos protocolos de distanciamento, recomendações de saúde e demais normas vigentes sobre o tema, cabendo a(o) coordenador(a) a responsabilidade pela adequação das ações a serem desenvolvidas, conforme local de execuçãoConfira o edital e seus anexos nos links abaixo:

Profext 2021
Anexo I – Planilha de Avaliação do Currículo
Anexo II – Plano de Atividade do Bolsista
Anexo III – Fichas de Avaliação de Proposta

 

Chamada Interna nº 05/2021 Programa de Apoio à Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica – PROFOR

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública a abertura de processo seletivo de propostas para integrar o Programa de Apoio à Formação Continuada de Profissionais da Educação Básica – PROFOR que visa estimular a prática da extensão universitária, apoiar a execução de ações que promovam a formação continuada de profissionais da Educação Básica e qualifiquem a formação acadêmica dos discentes regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação da Unipampa.

Por meio desta Chamada Interna serão disponibilizados recursos financeiros no valor global de R$ 33.600,00 (trinta e três mil e seiscentos reais), para concessão de bolsas para a execução de ações de formação continuada para profissionais da Educação Básica, nas modalidades programa, projeto, curso e evento para o período de setembro de 2021 a março de 2022.

As ações promovidas através desta Chamada Interna devem estar em consonância com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) no que concerne a questões de distanciamento social a fim de conter o avanço da pandemia causada pelo COVID-19.

PROFOR/2021
Anexo I – Planilha de Avaliação do Currículo
Anexo II – Plano de Atividade do Bolsista
Anexo III – Fichas de Avaliação de Proposta

 

Comissão analisa minuta da política de extensão

Em reunião extraordinária em 31/03/2021 a Comissão Local de Extensão, com sessão aberta a toda a comunidade acadêmica do Campus Jaguarão, analisou a minuta da Política de Extensão da Unipampa, de acordo com o documento enviado pela PROEXT. Na ocasião foi lida a minuta e discutida ponto-a-ponto pelos presentes, sendo acrescidas as contribuições de acordo com o consenso do grupo. As sugestões e contribuições resultantes foram redigidas em documento que foi enviado a PROEXT para os devidos encaminhamentos.

 

Comissão aprova fluxograma de análise de projetos

Em reunião ordinária da Comissão Local de Extensão no dia 14/04/2021 foi deliberado que a comissão irá analisar em suas reuniões ordinárias os projetos e relatórios cadastrados no SIPPEE até o último dia do mês anterior. Isto se deve ao fato de haver condições de uma análise e parecer com tempo adequado, assim como a melhoria dos processos internos da comissão. Ressalta-se que os projetos apresentados na plataforma SIPPEE não podem ter data de execução anterior a sua homologação pela Pró-Reitoria de Extensão.