Consulta ao PDP

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) orienta as ações de desenvolvimento realizadas pela instituição ou de interesse dos servidores.

O PDP é o principal instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP, Decreto N.º 9.991, de 28 de agosto 2019

Segundo a PNDP, todo e qualquer pedido de participação em ação de capacitação que ocorrerá no presente ano, tais como: licença para capacitação; afastamento integral para pós-graduação; afastamento do país (curso, evento, visita, pesquisa, intercâmbio ou missão) ou participação em congressos/eventos, cursos de capacitação de curta duração, deve estar relacionado com, pelo menos, uma das necessidades de desenvolvimento registradas no PDP do ano vigente. 

O PDP é elaborado anualmente através do Levantamento de Necessidades de Capacitação em consulta aos servidores. 

 

📌 A consulta ao PDP da Unipampa deverá ser realizada nos seguintes casos:

1-  Consulta para Licença Qualificação;

2 – Consulta para Afastamento do País;

3 – Consulta para Afastamento Integral para Qualificação – stricto sensu; e;

4 – Consulta para Participação em cursos de capacitação ou eventos externos 

 

⚠️ATENÇÃO⚠️ 

O servidor somente poderá se afastar para participar de capacitação/ evento/ curso pós-graduação/ afastamento do país, se a ação de desenvolvimento pretendida estiver prevista no PDP da Universidade. Para verificar o enquadramento, o servidor deve CONSULTAR à Escola de Formação de Servidores (EServ), através do formulário CONSULTA AO PDP.

 

➡️ DEFINIÇÕES:

Licença Capacitação – Licença concedida ao servidor após cada quinquênio de efetivo exercício, no interesse da Administração, a fim de que o mesmo possa afastar-se do cargo efetivo, sem perda da remuneração, por até três meses, para participar de ações de capacitação/ desenvolvimento (dentro ou fora do país) ou para elaboração de monografia, trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado ou tese de doutorado

Afastamento do paísAfastamento para participação em curso de capacitação, evento, visita, pesquisa, intercâmbio ou missão no exterior (fora do país).

Afastamento Integral para Qualificação – Afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado.

Participação em cursos e eventos externos – O(A) servidor(a) participará como OUVINTE, APRESENTADOR ou CONVIDADO em curso de capacitação ou evento externo. 

Participação – como OUVINTE, APRESENTADOR ou CONVIDADO. 

   Evento – conferências, congressos, encontros, jornadas, seminários, simpósios, reuniões, fóruns, colóquios, convenções, workshops, evento científico, cultural ou técnico, ou qualquer evento de mesma natureza.

Cursos e eventos externos – Em outras instituições, externas à Unipampa.

 

Como solicitar a CONSULTA AO PDP?   

Antecedência mínima, desejável, de quarenta e cinco (45) dias da data de início do curso ou evento.

Preencha o formulário ⬇️ para consulta ao PDP.

Formulário de consulta ao PDP  (login institucional) 

📌 Após o envio do formulário, sua solicitação será respondida em até 5 dias úteis para o e-mail informado.

📌 Será enviada uma declaração que deverá ser anexada ao processo pretendido pelo servidor, conforme orientações do Manual do Servidor.

📌 Caso não encontre nenhum enquadramento do PDP para sua solicitação, envie um e-mail informando a situação para: escoladeformacao@unipampa.edu.br

📌 Dúvidas sobre a CONSULTA AO PDP? Envie um e-mail para: escoladeformacao@unipampa.edu.br

 

📌   Importante: 

Caso haja prioridade ou urgência na análise, envie um e-mail para escoladeformacao@unipampa.edu.br com o título: URGÊNCIA NA ANÁLISE – NOME DO SERVIDOR, acompanhado de uma justificativa detalhada sobre a necessidade. Após a avaliação da solicitação de urgência, a ESERV informará o resultado da análise, por e-mail.

Pedidos de prioridade podem alterar a ordem de atendimento, ultrapassando outras solicitações na fila. Por isso, solicitamos que essas solicitações sejam feitas de forma ponderada e, apenas, em casos realmente necessários. A melhor forma de evitar contratempos é por meio de planejamento antecipado.

 

DOCUMENTOS A SEREM ANEXADOS NO FORMULÁRIO, CONFORME PROCESSO:

LICENÇA QUALIFICAÇÃO, anexar:

  1. a) participação em curso de capacitação/ desenvolvimento:  

 – Conteúdo ou programação do curso; 

  1. b) elaboração de monografia, trabalho de conclusão de curso, dissertação de mestrado ou tese de doutorado: 

– Matrícula do programa 

AFASTAMENTO DO PAÍS, anexar:

  – carta de aceite ou convite (se for o caso)

–  Conteúdo/programação do curso/evento/ missão/ intercâmbio/visita (se for o caso)

AFASTAMENTO INTEGRAL PARA QUALIFICAÇÃO

não há necessidade de anexar nenhum documento.

 

PARTICIPAÇÃO EM CURSOS E EVENTOS EXTERNOS, anexar:

– conteúdo ou programação do curso/evento;

– aceite de apresentação – no caso de apresentação em evento, o aceite da apresentação do trabalho, se for o caso;

– carta Convite ou documento comprobatório da atividade a ser desenvolvida – no caso de convite para participação em evento, se for o caso;

 

REGISTRO POSTERIOR À PARTICIPAÇÃO EM CURSO OU EVENTO

⚠️ Caso queira, somente, informar um evento ou curso que já tenha participado, registre no formulário: 

Formulário Informe de participação em evento ou curso externo – 2025: https://forms.gle/BAnFhjn8hLXuNZXB8.