COGRAD/ANDIFES promove seminário sobre o uso de dados educacionais para diagnósticos e ações de enfrentamento da evasão no ensino superior

A Comissão Institucional para Acompanhamento da Evasão e Retenção convida a comunidade acadêmica para prestigiar o III Seminário sobre o uso de dados educacionais para diagnósticos e ações de enfrentamento da evasão no ensino superior, que acontecerá no dia 26 de outubro de 2022.

O evento é promovido pelo Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior – COGRAD/ANDIFES – e será transmitido através do Canal da Andifes no YouTube:  https://www.youtube.com/andifes.

Confira a programação:

8h30min às 10h30min – PALESTRA: Variáveis para modelos preditivos à evasão na Educação SuperiorFernanda Cristina da Silva (UFSC).

Mediação: Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM) e Maria do Socorro de Lima Oliveira (UFRPE).

10h30min às 12h30min – PALESTRA: O uso do Ecograd como uma ferramenta de diagnóstico da evasão na Educação SuperiorJosé Jorge Lima Dias Jr (UFPB).

Mediação: Maria do Socorro de Lima Oliveira (UFRPE) e Jerônimo Siqueira Tybusch (UFSM).

14h às 16h – MESA: Sistemas acadêmicos de análises dados e tomadas de decisões sobre o controle da evasão na graduação. 

  • Sabiá: Um sistema de apoio a decisão baseada em evidências (Gabriel Alves de Albuquerque Júnior, ODG/UFRPE);
  • Plataforma SISSA: Solução inteligente para redução da evasão no ensino superior (Marcelo Ferreira Tete, UFG);
  • Projeto Integra: Análise e Previsão de Evasão (Gustavo Kantorski, Diretor CPD/UFSM).

 Mediação: Eduardo Cezari (UFT) e Magna do Carmo Silva (UFPE).

 16h às 18h30min – PAINEL: Relatos das IFES sobre as ações de controle da evasão na graduação – Maria de Fátima Cossio (UFPEL); Cíntia Inês Boll e Leandro Raizer (UFRGS); Jeferson Saccol Ferreia e Lilian Wrzesinski Simon (UFFS); e Cláudia Maria Mendes Gontijo (UFES).

Mediação: Alexandra Anastácio Monteiro Silva (UFF) e Sibele da Rocha Martins (FURG).

Relatório de Estatísticas Gerais de Evasão nos Cursos de Graduação do projeto de P&D Inteligência Artificial para Auxílio de Ações que Visam à Redução da Evasão no Ensino Superior

Este relatório é parte integrante do projeto de P&D Inteligência Artificial para Auxílio de Ações que Visam à Redução da Evasão no Ensino Superior, Coordenado pelo CEIA/UFG e financiado pelo Ministério da Educação para análise, predição e prevenção da evasão acadêmica no Ensino Superior. O projeto prevê a realização de ações para promover o sucesso do aluno em sua trajetória pela Universidade, além de estudos sobre as origens da evasão e modelos de predição. Esta série de Estatísticas Gerais de Evasão nos Cursos de Graduação apresenta um
compilado das taxas de evasão de cada curso em Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, utilizando informações disponibilizadas no Censo da Educação Superior, organizado pelo INEP.