Ações do Programa Comitê Institucional Gênero e Sexualidade

Descrição:

A Universidade Federal do Pampa  comprometida com a formação acadêmica e cidadã da comunidade e da sociedade como um todo, construiu coletivamente articulada a seus dez campi, o programa extensionista denominado “Comitê Institucional Unipampa Gênero e Sexualidade”.

O Comitê constitui-se em  um espaço articulador que efetiva a indissociabilidade entre a extensão, o ensino e  a pesquisa  potencializando as ações vinculadas à temática de gênero e sexualidade. Assim, o comitê objetiva  dialogar , refletir e construir coletivamente alternativas possíveis no horizonte de uma cultura da Paz e da equidade de direitos das minorias excluídas dos processos de uma vida com justiça e dignidade social. Os representantes do Comitê estão indicados na Portaria nº 1668, de 21 de agosto de 2020.

Importante destacar que  a Universidade Federal do Pampa como participante do He for she- ONU Mulheres, e do Comitê Gestor impulsionador no RS, de combate a violência de gênero e sexualidade, desde de abril de 2017,  vem intensificando o trabalho de sensibilização de servidores e comunidade externa através do desenvolvimento de ações específicas voltadas à temática de gênero, sexualidade e diversidade. A primeira portaria na Universidade que indica essa atuação com representação nas 11 unidades acadêmicas é a Portaria nº 714, de 22 de junho de 2017.

Programação:

Dia 01 a 03/12 – A violência contra a mulher em números. Local: @gpdejuv

Dia 04/12 – Literatura e Feminismo: Momentos da Escrita Ficcional Feminina nos séculos XX e XXI – Local: Canal da Proext no YouTube

Dia 07/12 – Cultura do Estupro Local: Canal da Proext no YouTube

Dia 08/12 – Violência Obstétrica – Local: Canal da Proext no YouTube

Dia 09/12 – Músicas e Feminismo – Local: Instagram @livraelas

Dia 10/12 – Quem tem direito aos direitos Humanos – Local : Canal da Proext no YouTube

Organização: Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e conta com a participação dos membros do Comitê Gênero e Sexualidade da Unipampa

Data: 01/12/2020 até 10/12/2020
Horário: das 17:00 às 19:00