Missão UNESCO GEOPARQUE Caçapava

Descrição:

O Geoparque Caçapava recebe a visita da missão de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O objetivo da visita é avaliar o território para o recebimento do certificado de Geoparque Mundial da Unesco. A iniciativa é fruto de cooperação entre a prefeitura de Caçapava do Sul, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de diversas pessoas, instituições e empresas locais.

Um Geoparque é um território “vivo”, onde o tempo da Terra e o tempo da humanidade se encontram e se misturam para celebrar a herança daquilo que recebemos, olhando para o presente, com conhecimento do passado e planejando o futuro.

Caçapava do Sul  apresenta sucessões de rochas sedimentares marinhas e continentais de mais de 500 milhões de anos  em áreas de grande beleza cênica e alta relevância ecológica, como as Pedras das Guaritas e a Serra do Segredo.  Aliada a isso, está a presença, nos sedimentos de seus arroios, de fósseis de animais extintos da megafauna, em especial as preguiças-gigantes.

Espécies vegetais raras e endêmicas do bioma pampa, além de comunidades humanas tradicionais, como indígenas, quilombolas e pecuaristas familiares, completam esse cenário singular na América do Sul.

Equipe Missão UNESCO

AVALIADORES:

Mahito Watanabe – Japão

Antonino Sanz Matencio – Espanha

Equipe CAÇAPAVA GEOPARQUE aspirante UNESCO:

Prof. André Borba – UFSM

Patricia Freitas – UFSM

Bibiana Schiavini – UFSM

Stener Camargo – Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul

Cassia Sena – Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul

Alizandra da Silva – Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul

Prof. José Jimenez Rojas – UNIPAMPA