Descrição:

No dia 24 de abril acontece nos períodos da manhã e tarde o 1º Seminário de Libras: Abordando a Interculturalidade na Perspectiva da Comunidade Surda. O evento será realizado na cidade de Itaqui, no campus da Unipampa. A professora Keli Krause, do campus São Borja, Assessora de Educação de Surdos da PROCADI, fará a palestra “LIBRAS: fenômenos educacionais e socioculturais”.

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScT0e-y4iC5c6M63fdritJqhP_481lMi5fU-KJIwjye1BSoJw/viewform

Programação do evento

8h às 9h – Credenciamento

9h – Solenidade de abertura, com a presença das professoras Me. Ana Cláudia Fagundes Antunes – Coordenadora do Seminário, Drª Claudete da Silva Lima Martins – Pró-Reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão (PROCADI), Pedagoga Drª Gilvane Belém – Divisão de Educação Inclusiva e Acessibilidade (DEIA), professora Drª Keli Krause – Assessora de Educação de Surdos (AES), e os professores Dr. José Carlos Severo Corrêa – Diretor do Campus Itaqui, Dr. Alisson Daros Santos – Coordenador Acadêmico, e Dr. Vinicius Piccin Dalbianco – Comissão Local de Extensão.

9h30min – Palestra “LIBRAS: fenômenos educacionais e socioculturais”, com a professora

Drª Keli Krause – Universidade Federal do Pampa – Unipampa campus São Borja

10h às 11h30min – Mesa redonda: Acontecimentos de Itaqui, Uruguaiana e São Borja relacionados à LIBRAS com a representante de Itaqui – Prof. Marissel Saija Hilsinger – Escola Odila Villordo de Moraes, representante de São Borja – Marenize Santos Eder – Assessora da pedagógica – ponto focal Educação Especial – 35 º CRE e TILS Unipampa São Borja, e o representante de Uruguaiana – TILS Vinícius Abreu – SEMED Uruguaiana e TILS UNIPAMPA Uruguaiana.

12h – Almoço

14h às 15h30min – Painéis:

Painel 1: O caminho educacional para surdos.

Palestrante: professora Drª Mariana Isaac Campos – DIPEDS/Educação Bilíngue de Surdos – MEC, para profissionais da educação para surdos nas escolas municipais e estaduais.

Mediações: professoras Ma. Ana Paula  Lara (Unipampa campus Alegrete) e

Ma. Cássia Michele Virgínio da Silva (Unipampa campus Caçapava do Sul).

Painel 2: Relatos de experiências: Libras na Universidade

Palestrante: TILS Maria Helena Mena Dutra (Unipampa campus Dom Pedrito), para discentes da instituição de ensino superior.

Mediações: professor Esp. Marcelo Sander (Unipampa campus São Gabriel) e professora Ma. Paula Cavalheiro (Unipampa campus Dom Pedrito).

Painel 3: Movimentos surdos nas cidades

Palestrantes: professora Ma. Marceli Paveglio Romeu – Associação de Surdos de Pelotas (ASP) e professor Esp. Willian Motta Brum  – Associação de Surdos de Santa Maria (ASSM), direcionada para a Comunidade Surda.

Mediação: professora Ma. Ana Cláudia Antunes (Unipampa Campus Itaqui).

15h30min/16h: Coffee Break

16h – 17h: Apresentação do resumo (Painéis 1, 2 e 3)

17h – Solenidade de encerramento do evento.

Organização: Unipampa campus Itaqu, Unipampa, Prefeitura Municipal de Itaqui

Data: 24/04/2024