2º Integra_Fisio – Comemorando o Dia do Fisioterapeuta com Conhecimento

Descrição:

A Fisioterapia é uma profissão nova quando comparada a outras profissões, e apenas há pouco tempo à mesma vem buscando, ampliando e empregando o conhecimento da Fisioterapia Baseada em Evidências (PBE) (DIAS, 2017).
No Brasil, a Fisioterapia obteve o seu reconhecimento e regulamentação da prática profissional em 13 de Outubro de 1969 por meio do Decreto LEI n. 938. Contudo, apesar de ter há quase 54 anos sua regulamentação no Brasil, a Fisioterapia ainda é considerada uma profissão nova quando comparada a outras profissões como, por exemplo, Medicina e Enfermagem, e apenas há pouco tempo à mesma vem buscando, ampliando e empregando o conhecimento da Fisioterapia Baseada em Evidências (PBE) (DIAS, 2017).
De acordo com Dias (2017), um dos aspectos mais fundamentais para o ensino da PBE é a avaliação de como os fisioterapeutas estão sendo formados. Em geral, há um grande abismo entre a qualidade da formação profissional e as habilidades necessárias para uma atuação melhor embasada, do ponto de vista científico. O Curso de Fisioterapia da Unipampa teve início em 2006, junto com a implantação da Universidade, o mesmo já passou pela avaliação do MEC em no qual o curso obteve a nota 4. Diversos estudos têm relatado a importância do conhecimento permanente, através de cursos de capacitação, palestras, dentre outros (ALMEIDA, 2014; DOS SANTOS, 2015; ZANCHET, 2012).
Objetivos
O 2º Integra_Fisio visa difundir o progresso do conhecimento em determinadas áreas da Fisioterapia por meio de palestras que serão
realizados em outubro de 2023.
O Integra Fisio é destinado a acadêmicos da graduação, Pós-Graduação e profissionais da Fisioterapia que desejem ampliar conhecimentos em sua área de interesse ou conhecer novas áreas de atuação, melhorando sua capacitação profissional.
Enumera-se também como objetivo do evento promover a interação entre os pesquisadores e alunos da UNIPAMPA com pesquisadores de outras instituições de ensino, possibilitando a construção de redes de colaboração em pesquisa e, ainda, propiciar um momento de aprendizagem de métodos experimentais de pesquisa aos alunos da UNIPAMPA através das palestras propostas.
A presente ação será realizada através da plataforma GOOGLE Meet, e será dividida em 3 palestras.
A primeira palestra será ministrada pela Dra. Larissa Sinhorim, que terá como tema “Fáscia e dor ” a mesma possui mais de 20 anos de atuação na Fisioterapia e trabalhos publicados e premiados em eventos nacionais e internacionais.
Lattes: Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7076711253027011
A segunda palestra será ministrada pela fisioterapeuta Mestra Maria Eugênia Ortiz , a mesma possui garande atuação como fisioterapaeuta, em especial com a seleção de ginástica olímpica brasileira, atuando ministrando diversos cursos de terapia manual, em especial voltado a reorganização miofascial. A mesma realizará uma atividade prática online para mostrar o efeito da reorganização miofascial na pratica clinica. Para tal os participantes serão orientados a ter 2 bolinhas de beach tennis / 1 macarrão de piscina para facilitar a execução da técnica.
Lattes:Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5474205413899715
A terceira palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Gilmar Moraes Santos. O mesmo irá proferir a palestra “O que é a prática baseada em evidência e a a sua relação com a clínica. Lattes:Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6376483004167320

Referências

ALMEIDA, Samira Mendonça de; MARTINS, Alberto Mesaque; ESCALDA, Patrícia Maria Fonseca. Integralidade e formação para o Sistema Único de Saúde na perspectiva de graduandos em Fisioterapia. Fisioter. Pesqui., São Paulo, v. 21, n. 3, p. 271-278, Sept. 2014.

DIAS, Rosângela Corrêa; DIAS, João Marcos Domingues. Prática baseada em evidências: uma metodologia para a boa prática fisioterapêutica. Fisioterapia em movimento, v. 19, n. 1, 2017. DOS SANTOS CLAUSEN, Cristina et al. Conhecimento dos acadêmicos em relação a biossegurança em um laboratório de anatomia humana. InterfacEHS, v. 10, n. 2, 2015.

ZANCHET, Barbara; CELLA, Gretta D.; ZENE, P. Fisioterapia educando para
saúde: relato de experiência das práticas de atenção primaria no setor de pediatria do hospital regional do oeste. Santa Catarina. Anais do III Seminário Integrado: Ensino, Pesquisa e Extensão, 2012

Organização: Graziela Morgana Silva Tavares; docente do curso de Fisioterapia da Unipampa; Dra. Larissa Sinhorim; doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina; Mestra Maria Eugênia Ortiz e Prof. Dr. Gilmar Moraes Santos, da Universidade do Estado de Santa Catarina

Data: 13/10/2023