A diáspora Palestina e os refugiados no Brasil

Descrição:

O curso de História-Licenciatura, a partir do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e do Laboratório de História Social e Política (LAHISP), convida a comunidade acadêmica da Unipampa para palestra com a jornalista Soraya Misleh (USP), intitulada “A diáspora Palestina e os refugiados no Brasil”. O evento será realizado no dia 24 de novembro às 19h e conta com inscrições gratuitas a serem realizadas no seguinte formulário eletrônico: forms.gle/mvrQn9iLWB6T3zmF7 .

Soraya Misleh, é jornalista palestino-brasileira, pós-graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FespSP), mestre e doutoranda em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (USP). É também articulista do portal Monitor do Oriente Médio e autora do livro Al Nakba – um estudo sobre a catástrofe palestina (Editora Sundermann).

Soraya fez um breve relato que contextualiza sua vivência e que será objeto de sua fala: “Sou filha de um palestino sobrevivente da Nakba – termo árabe que significa catástrofe e se refere à criação do Estado de Israel em 15 de maio de 1948 mediante limpeza étnica planejada. Naquele momento foram expulsos violentamente de suas terras 800 mil palestinos e destruídas mais de 500 aldeias. A sociedade palestina foi fragmentada e assim permanece desde então – parte vive sob regime de apartheid e enfrenta expansão colonial agressiva, nos territórios ocupados em 1967 (Gaza, Cisjordânia, Jerusalém Oriental), parte vive como remanescente nas áreas de 1948 e a maioria na diáspora. De 13 milhões de palestinos, mais da metade vive fora de suas terras, sendo 5 milhões em campos de refugiados nos países árabes. Os palestinos no Brasil são parte da diáspora ao redor do mundo. Estima-se que aqui haja 60 mil palestinos e descendentes. Embora alguns poucos tenham migrado para o Brasil ao final do século XIX, começo do século XX, não se pode dissociar sua vinda da contínua Nakba. Aqui os palestinos enfrentam dificuldades devido à ausência de uma política pública de imigração/refúgio, mas sobretudo a espera do retorno as suas terras, direito inegociável e inalienável. ”

A atividade será transmitida pelo canal do LEHMAI no Youtube. Outras informações, solicitamos que entrem em contato pelo email:
lab.mundoarabe@gmail.com . O evento é gratuito.

Organização: curso de História-Licenciatura, a partir do Laboratório de Estudos da História do Mundo Árabe e Islã (LEHMAI) e do Laboratório de História Social e Política (LAHISP).

Data: 24/11/2021
Horário: das 19:00 às 21:00