Acessibilidade e Inclusão Digital – Aula Aberta

Descrição:

22 de junho de 2022, 19h
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL – AULA ABERTA
(Acessível em Libras – Língua Brasileira de Sinais)

CONVIDADA
Profa. Dra. Renata Bonotto
Alternativa Inclusiva, ComunicaTEA

MEDIADORA
Profa. Dra. Cláudia Camerini Corrêa Pérez
Unipampa – Campus Jaguarão

Renata Costa de Sá Bonotto é linguista, licenciada em Letras, mestre em Estudos da Linguagem/Linguística Aplicada e doutora em Informática na Educação com a tese sobre o uso da Comunicação Alternativa no contexto da família por crianças autistas. É membro da ISAAC-Brasil (do inglês, International Society for Augmentative and Alternative Communication). Atua em assessoria, consultoria e formação em Autismo, Inclusão e Tecnologia Assistiva/Comunicação Aumentativa e Alternativa. Mãe de Vinícius, 15 anos, usuário de CAA.

Cláudia Camerini Corrêa Pérez possui graduação em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1999), especialização em Informática na Educação (ênfase em Educação a Distância) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado em Computação no Programa Interdisciplinar em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004), e doutorado em Informática na Educação pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) dos cursos de Letras EaD e Pedagogia. Trabalha com a formação de professores para a educação a distância, tecnologias para a informação e comunicação, acessibilidade e inclusão, tecnologia assistiva e comunicação alternativa.

#unipampa
#ead
#letras
#extensão
#tramas
#letrasportuguesead
#tramasunipampa

#PraCegoVer #PraTodosVerem
Descrição do folder de divulgação: Sobre um fundo amarelo são apresentadas informações sobre uma aula aberta do componente curricular Acessibilidade e Inclusão Digital. Primeiramente, apresentam-se a data e o horário: 22 de junho de 2022, 19h. Então, faz-se menção ao nome do componente curricular: Acessibilidade e Inclusão Digital, indicando se tratar de uma aula aberta. Em seguida, apresenta-se o tema que será abordado: “Comunicação Aumentativa e Alternativa: Caminho para a Acessibilidade na Comunicação”. No canto superior, à direita, é apresentada uma imagem que faz referência à oferta de interpretação em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Como conteúdo principal da imagem, são identificadas a convidada e a mediadora em uma moldura retangular que relembra um rolo de filme. A convidada, Profa. Dra. Renata Bonotto, da Alternativa Inclusiva, ComunicaTEA, é uma mulher branca, de cabelo negro, levemente ondulado e na altura dos ombros; com olhos castanhos. A mediadora, Profa. Dra. Cláudia Camerini Corrêa Pérez, da Unipampa – Campus Jaguarão, é uma mulher branca, de cabelo castanho escuro e longo; com olhos castanhos, usa óculos. Então, apresentam-se um QRCode e um link curto para o canal TRAMAS no YouTube (bit.ly/YtbTRAMAS). Em formato arredondado e irregular, é apresentada a foto da coordenadora da atividade, Profa. Amanda Meincke Melo, que é uma mulher branca, de cabelo loiro escuro e na altura do ombro, usa óculos e um lenço lilás em torno do pescoço. Finalmente, sobre um fundo branco em formato ondular, são apresentadas as logomarcas da educação a distância da Unipampa, do curso de Letras Português a distância, do programa de extensão TRAMAS e da Pró-reitoria de extensão da Unipampa.

Organização: Programa de extensão TRAMAS; Licenciatura em Letras Português a Distância

Data: 22/06/2022
Horário: das 19:00 às 20:00