Acessibilidade e Inclusão Digital – Aula Aberta

Descrição:

13 de julho de 2022, 19h
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL – AULA ABERTA
Acessibilidade em Recursos Educacionais Abertos
https://youtu.be/2wBJU6d0YjI
(Acessível em Libras – Língua Brasileira de Sinais)

CONVIDADAS
Profa. Ma. Verônica Morales Antunes
Unipampa/Prograd/NPPC

Profa. Ma. Daniele dos Anjos Schmitz
Unipampa/Prograd/NPPC

MEDIADORA
Profa. Dra. Maria Cristina Graeff Wernz
Unipampa/Prograd/DEaD

Verônica Morales Antunes é mestre em Educação e Tecnologia pelo IFSUL, possui especialização em Psicopedagogia (URCAMP) e Formação de Formadores em EJA (UNB), graduação em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha. Atualmente é Pedagoga no Núcleo de Projetos pedagógicos de curso (NPPC) da PROGRAD, na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Possui experiência como coordenadora educacional, e na docência da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior. Participa do Grupo de Pesquisa TEDCOM IFSUL e do Grupo de Embaixadores REA. Seu foco de estudo são temas relacionados a educação a distância, tecnologia educacional, ensino superior, recursos educacionais abertos e educação de jovens e adultos.

Daniele dos Anjos Schmitz é doutoranda em Educação e mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, possui especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco/RJ – UCB e graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Atualmente é Pedagoga no Núcleo de Projetos pedagógicos de curso (NPPC) da PROGRAD, na Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Possui experiência como Assistente em Administração – UNIPAMPA, como professora da educação profissional e como coordenadora pedagógica da educação básica. Ministra cursos na área de acessibilidade digital.

Maria Cristina Graeff Wernz é graduada em Letras (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegrete), especialista em Literatura (Universidade de Santa Cruz do Sul), especialista em Informática na Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestre em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul); doutora em Educação (UNISC). Estágio Pós-doutoral em andamento no PPGEdu/UNISC. Atuou como professora da rede básica pública de ensino por 30 anos. Atua como Secretária Executiva na Divisão de Educação a Distância, na Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Educação, principalmente no que se refere aos seguintes temas: interculturalidade; educação-tecnologia; literatura-tecnologia; inclusão digital, formação de leitores e educação a distância.

#unipampa
#ead
#letras
#extensão
#tramas
#letrasportuguesead
#tramasunipampa

#PraCegoVer #PraTodosVerem
Descrição do folder de divulgação: Sobre um fundo amarelo são apresentadas informações sobre uma aula aberta do componente curricular Acessibilidade e Inclusão Digital. Primeiramente, apresentam-se a data e o horário: 13 de julho de 2022, 19h. Então, faz-se menção ao nome do componente curricular: Acessibilidade e Inclusão Digital, indicando se tratar de uma aula aberta. Em seguida, apresenta-se o tema que será abordado: “Acessibilidade em Recursos Educacionais Abertos”. No canto superior, à direita, é apresentada uma imagem que faz referência à oferta de interpretação em Libras – Língua Brasileira de Sinais. Como conteúdo principal da imagem, são identificadas as convidadas e a mediadora em uma moldura retangular que relembra um rolo de filme. A convidada Profa. Ma. Verônica Morales Antunes, Unipampa/Prograd/NPPC, é uma mulher branca, de cabelo liso com mechas loiras e um pouco acima dos ombros; com olhos castanhos, usa óculos. Já a convidada Profa. Ma. Daniele dos Anjos Schmitz, Unipampa/Prograd/NPPC, é uma mulhere branca, de cabelo castanho escuro repicado nas pontas e na altura um pouco acima dos ombros; com olhos castanhos claros. A mediadora, Profa. Dra. Maria Cristina Graeff Wernz, Unipampa/Prograd/DEaD, é uma mulher branca, de cabelo levemente ondulado com mechas loiras e castanhas, de comprimento na altura dos ombros. Então, apresentam-se um QRCode e um link curto para o canal TRAMAS no YouTube (bit.ly/YtbTRAMAS). Em formato arredondado e irregular, é apresentada a foto da coordenadora da atividade, Profa. Amanda Meincke Melo, que é uma mulher branca, de cabelo loiro escuro e na altura do ombro, usa óculos e um lenço lilás em torno do pescoço. Finalmente, sobre um fundo branco em formato ondular, são apresentadas as logomarcas da educação a distância da Unipampa, do curso de Letras Português a distância, do programa de extensão TRAMAS e da Pró-reitoria de extensão da Unipampa.

Organização: Programa de extensão TRAMAS; Licenciatura em Letras Português a Distância

Data: 13/07/2022
Horário: das 19:00 às 20:00

Local: evento virtual
URL para acesso: Canal YouTube do programa de extensão TRAMAS