Ciclo de Cinema Uruguaio

Descrição:
A Sociedade Uruguaia de Bagé, através do Sociedad Cineclub de Fronteira – projeto de extensão junto à Unipampa – realiza sessão de cinema em parceria com Consulado do Uruguai em Bagé.

Os filmes exibidos no Ciclo são disponibilizados pela ACAU- Agência Del Cine y El Aidiovisual Del Uruguay.

O primeiro filme exibido será CACHILA, no próximo sábado dia 28 de junho. A sessão será iniciada às 18h na sede do cineclube – Rua Salgado Filho 299. A sessão é gratuita e realizada com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc por meio do município, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Por meio do edital da Lei Aldir Blanc municipal foi possível que a Sociedade Uruguaia pudesse fazer alguns reparos no telhado do prédio, que é muito antigo, para amenizar goteiras e infiltrações. O cineclube também adquiriu cadeiras para melhor acomodar o público cinéfilo, explica Adriana Gonçalves Ferreira, integrante do coletivo e produtora cultural responsável pelo projeto submetido ao edital.

A Professora Clara Dornelles, da Unipampa, considera importante a parceria com o Consulado Uruguaio, uma vez que se trata de uma ação de extensão, na qual é fundamental a integração da universidade com a comunidade não acadêmica. Além disso, “estamos em uma região de fronteira e as parcerias internacionais são importantes para o estabelecimento de relações interculturais”.

O filme CACHILA representa muito para a Sociedade Uruguaia, considerando que abriga tambores e um grupo de candombe iniciado há 10 anos, a Grillos Candomberos. O filme aborda a história da família Silva, guardiã da cultura afro-uruguaia que dá origem a um dos toques madres do candombe, o cuáreim. Sua exibição também é relevante para visibilizar o ativismo cultural e social realizado por Waldemar Cachila, vítima do COVID, falecido em 2021.

A exibição terá início às 18h, com alguns lugares já reservados. Os demais serão preenchidos por ordem de chegada.

Sinopse do Filme CACHILA: 

A família Silva é pioneira e um modelo dentro da comunidade afrodescendente: eles demonstram os valores de sua cultura e buscam garantir que a tradição do candombe não desapareça. Eles não só têm uma hierarquia interna, como também no Barrio Sur, onde Waldemar “Cachila” Silva é um líder respeitado que deve transmitir seu poder aos seus filhos.

 

Organização: Sociedade Uruguaia de Bagé; Consulado Uruguaio em Bagé; Unipampa.

Data: 28/06/2025
Horário: das 18:00 às 20:00

Local: Sociedade Uruguaia
Endereço: Salgado Filho, 299, Bagé