Educação das relações étnicas e raciais no ensino superior: o diálogo necessário

Descrição:

Este evento tem como principal objetivo fazer um resgate dos 16 anos de sancionamento da Lei Federal 10.639, na perspectiva de avaliar o caminho percorrido pela Unipampa e as possibilidades de ampliação das políticas de implementação das diretrizes curriculares para Educação das Relações Étnicas e Raciais.Palestrantes:

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Professora Emérita e Titular, na condição sênior, de Ensino/Aprendizagem/Relações Étnico-Raciais, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFSCar. Possui experiência em ensino, pesquisa e extensão em Educação: relações étnico-raciais; práticas sociais e processos educativos; políticas curriculares e direitos humanos. Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, mandato 2002-2006, sendo relatora do Parecer CNE/CP 3/2004 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Shirley Grazieli da Silva Nascimento

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Professora do Campus Dom Pedrito e Pró-Reitora Adjunta de Graduação da Unipampa. Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar e Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Editora chefe da Revista Científica Agropampa. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel).

Mediadora:

Marta Iris Camargo Messias da Silveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do curso de Educação Física do Campus Uruguaiana e Assessora de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão da Unipampa. Possui experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Arte-Educação, atua nos seguintes temas: Dança afro, Dança escolar, Pedagogia da Educação Física escolar, capoeira, lutas, ginástica, percussão, teatro, cultura afro-brasileira, cidadania, inclusão e políticas públicas e Ações afirmativas. Coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena/NEABI–Unipampa. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB-UFSM. Presidenta da Comissão Especial de Estudos sobre “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena/Unipampa. Membro do grupo de pesquisa CNPq “Linguagem, Cultura, Sociedade e Educação.

Organização: Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão - ADAFI

Data: 17/08/2020