Descrição:

IV Ciclo Nacional e II Ciclo Internacional do Grupo de Trabalho História Antiga da ANPUH-RS: Da Antiguidade ao Presente: Prática Política e Opinião Pública (que ocorrerá de forma remota) propõe como elemento catalizador de nossas comunicações e palestras a relação entre prática política e opinião pública.

Temos notado que o processo de corrosão institucional pelo qual estamos passando nos leva a uma crise na organização democrática de nosso país. Essa crise nos coloca diante de ações nas quais os sujeitos parecem agir sem vínculos institucionais, expressando vontades particulares. Lembremos o elogio que faz Otanes (Heródoto, Histórias, Livro 3, 80-82), à institucionalização da isonomia, que fornece garantias aos cidadãos para o exercício de sua parte no poder. A plasticidade própria à democracia se alimenta desse diálogo constante entre todos visando a construções de novos patamares de compreensão das situações que o próprio exercício da prática política revela. Práticas culturais se constituem em ações políticas, e o discurso da política sofre o impacto de novos olhares que expressam formas e conteúdo para a opinião pública. Olhar o passado, pensar o presente constitui o ofício de ser historiador, assim, convidamos colegas pesquisadores e pesquisadoras a submeterem propostas de comunicações que dialoguem com a temática da edição do evento a fim de construirmos, em conjunto, um espaço de reflexão sobre a historicidade da política, democracia, ação e opinião pública.

O evento é uma Promoção do Grupo de Trabalho História Antiga da Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (GTHA-ANPUH-RS) e conta com o Apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG), do Curso de História da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Organização: História-Licenciatura do Campus Jaguarão; Grupo de Trabalho em História Antiga (ANPUH/RS); Programa de Mestrado em História da FURG; Departamento de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Rio Grande (FURG)

Data: 07/12/2021 até 10/12/2021
Horário: das 14:00 às 22:00