Semana Internacional do Cérebro/Uruguaiana, RS

Descrição:

O que é e qual o objetivo da Semana do Cérebro?

A Semana Internacional do Cérebro (SIC; Brain Awareness Week) é uma campanha global que visa promover a conscientização do público sobre os avanços e benefícios da pesquisa e divulgação da neurociência. Esta ação acontece todos os anos, no mês de março, quando vários parceiros em todo o mundo celebram a semana do cérebro através de diversas atividades de divulgação científica voltadas a pessoas de todas as idades.

Histórico da Semana do Cérebro em Uruguaiana

A primeira edição da Semana do Cérebro de Uruguaiana foi realizada em 2013, quando os membros do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tomaram conhecimento deste evento, cuja organização é liderada pela Dana Alliance for Brain (DANA). Neste mesmo ano o grupo criou o Programa POPNEURO, um conjunto de ações de divulgação de neurociência, incluindo a SIC. De lá para cá, algumas edições da SIC foram realizadas no município (fotos anexas).

Quais são as expectativas para a Semana do Cérebro 2023?

Para 2023, o POPNEURO, juntamente com seus parceiros e apoiadores (abaixo listados), está preparando uma super edição da Semana do Cérebro! Vamos ter atividades diárias, para todas as idades, em espaços privilegiados da nossa cidade, como o SESC e Parcão, além da publicação de materiais informativos pelo Instagram do @programapopneuro!

Como participar?

A SIC 2023 será entre 13 e 19 de março. Em breve, divulgaremos mais detalhes da programação, mas adiantamos alguns detalhes das atividades que ocorrerão:

– De segunda a sexta (13-17/03) no Espaço Multimídia do SESC de Uruguaiana, das 08h às 21h: Mostra de neuroanatomia: aberta ao público sem necessidade de agendamento.

Para grupos escolares, as escolas do município que tiverem interesse podem agendar uma visitação guiada pela equipe do POPNEURO/Unipampa.

– Na quarta-feira (15/03): Corrida noturna por um Cérebro Saudável, com ações de divulgação sobre a importância do exercício para a saúde cerebral e sorteio de brindes: com saída em frente ao SESC, às 19h30min.

– Na sexta (17/03): Palestra para o grupo da Maturidade Ativa: Tema: Saúde do cérebro, memória e envelhecimento, às 15h, no Auditório do SESC, para grupo de idosos.

– Sábado e domingo (18 e 19/03): Atividade “O Cérebro vai ao parque”: nossa equipe estará com um stand no Parcão (Parque Dom Pedro II) de Uruguaiana, abordando temas diversos da neurociência, tais como doenças neurodegenerativas, memória, atenção, etc. com testes cognitivos e diversas atividades interativas, das 17h às 20h.

– Posts informativos sobre o cérebro e o Sistema Nervoso (13-19/03): Diariamente, no Instagrem @programapopneuro.

Quem é responsável pela organização do evento?

O Programa de extensão e divulgação da neurociência, POPNEURO, da Unipampa, é o idealizador do evento, que conta com o suporte de diversas outras entidades:

Realização: SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Programa SBPC Vai à Escola, GPFis/Unipampa (Grupo de Pesquisa em Fisiologia da Unipampa) e PROEXT-Unipampa (Pró-reitoria de Extensão da Unipampa).

Apoio: IBRO (International Brain Research Organization), Dana Foundation (Dana Alliance for Brain) e MCTI/Governo Federal (Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação)

Parceria: SESC/Uruguaiana e GNAp/Unipampa (Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada/Unipampa).

Organização: Programa de extensão e divulgação da neurociência, POPNEURO, da Unipampa

Data: 13/03/2023 até 19/03/2023
Horário: das 08:00 às 20:00